Topo

Toyota 'proibido para terroristas' tem fila de espera de 4 anos no Japão

Toyota Land Cruiser - Reprodução
Toyota Land Cruiser Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/01/2022 11h59

O Toyota Land Cruiser tem tido uma altíssima demanda desde seu mais novo lançamento, em setembro do ano passado. Porém, agora a montadora diz que novos compradores do modelo no Japão podem ter que esperar até quatro anos para receber a entrega do veículo.

No momento do lançamento, a Toyota chegou a receber 21.500 pedidos no Japão, quando a expectativa era de vender apenas 5 mil unidades por ano.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O Toyota Land Cruiser ganhou uma fama controversa nos últimos anos por ser utilizado por grupos terroristas nos anos 90, sobretudo o Taleban no Afeganistão.

O problema de imagem para a marca foi tão grande que a montadora agora pede para que os compradores do Land Cruiser assinem um termo no qual se comprometam a não revender o carro no prazo de um ano. O medo é que os modelos sejam exportados para locais com restrições comerciais frente à comunidade internacional.

"Pedimos sinceras desculpas pelo fato de o Land Cruiser ter sido muito bem recebido não apenas no Japão, mas também em todo o mundo, e espera-se que demore muito tempo para entregá-lo após receber um pedido", disse a Toyota.

"O prazo de entrega para pedidos a partir de agora pode ser de cerca de 4 anos. Faremos o possível para encurtar o tempo de entrega de nossos clientes e agradecemos sua compreensão."

A crise global de falta de insumos não foi citada como uma das motivações do atraso. Não se sabe também se outros mercados serão afetados.

Construído na mesma fábrica do Toyota Land Cruiser, o Lexus LX 600 também poderia sofrer com atrasos, apesar de ser vendido em menos mercados.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.