Topo

Minivan elétrica e autônoma quer ser opção de baixo custo para ponte aérea

Divulgação
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/01/2022 08h00

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (12/01) da newsletter Carros do Futuro. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Neste período de pandemia, a demanda por automóveis para uso particular explodiu como alternativa ao transporte público, como forma de evitar o risco de contágio pelo coronavírus. Além de causar uma disparada nos preços dos carro usados, dentre outros fatores, essa preferência se aplica aos deslocamentos aéreos - especialmente aqueles de curta distância.

Imagine um serviço de transporte terrestre capaz de substituir a um preço acessível as chamadas "pontes aéreas", sem emissões de poluentes e dispensando a presença de um motorista ao volante.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Essa é a proposta do Budget Airline Car, uma minivan 100% elétrica com tecnologia de condução autônoma que promete tempo de viagem semelhante ao de um avião - incluindo o deslocamento terrestre de casa até o aeroporto e do aeroporto até o destino final, que muitas vezes é mais demorado do que o próprio voo.

Projetado pelo estúdio Car Design Research, o veículo, como o nome em inglês sugere, pretende ser uma opção de baixo custo na comparação com a tradicional ponte aérea.

Budget Airline Car - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Budget Airline Car ainda é um conceito e, caso venha a ser produzido e disponibilizado ao público, terá espaço para seis passageiros, com direito a poltronas reclináveis, além das respectivas bagagens. Com cerca de 4,9 metros de comprimento, o conceito traz ampla área envidraçada e prevê a possibilidade de ser dirigido por humanos - além de contar com tecnologias para rodar por conta própria em rodovias.

Quanto à autonomia, já existem automóveis a baterias capazes, em tese, de rodar mais de 500 km com uma carga completa, sem necessidade de parada para "reabastecimento".

Justamente por conta das emissões de poluentes, alguns países já começam a proibir ou restringir voos de curtas distâncias. Por conta disso, o novo veículo poderia ser operado pelas próprias companhias aéreas ou por agências de turismo.

E você, gostou da ideia?

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.