SUVs manuais: quais as opções e por que eles estão sumindo do mercado
Queridinha do mercado, a categoria de SUVs foi responsável por 42,90% das vendas dos carros novos em 2021, segundo a Fenabrave, e está sofrendo o efeito, assim digamos, da automatização.
Se desde o começo era uma categoria com a maioria das vendas e das versões equipadas com câmbio automático, agora encontrar um SUV com transmissão manual é quase missão impossível.
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O que já foi presente em praticamente todos os modelos disponíveis no mercado, hoje está presente em apenas quatro modelos e apenas na versão de entrada.
Os carros que oferecem opção de câmbio manual ainda são o Fiat Pulse 1.3 Drive (R$ 83.990), o Caoa Chery Tiggo 2 Like (R$ 84.990), Renault Duster 1.6 Zen (R$ 97.390) e Nissan Kicks 1.6 Sense (R$ 108.690).
Na virada de 2021 para 2022, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker perderam as versões com câmbio manual que também eram de entrada da gama e não venderam nada.
Além disso, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Citroën C4 Cactus, Peugeot 2008, para citar alguns exemplos, eram SUVs que tinham opção com câmbio manual e que foram sendo descontinuadas nas mudanças de ano-modelo dos carros.
Há um motivo e razão para isso, explica o consultor automotivo Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive. "O cliente que tem dinheiro para comprar um SUV ele quer além do estilo, conforto e comodidade no veículo. Por isso, as vendas de versões manuais nunca deslancharam e foram, aos poucos, sendo descontinuadas".
Outra coisa que ele pontua é que as versões com câmbio manual sempre serviram como um chamariz pelo preço. "A ideia sempre foi conseguir levar o cliente até a concessionária pelo atrativo do preço. Lá ele acabava vendo que não mudava muito o valor da parcela para levar o equivalente com câmbio automático", completa.
Com os constantes aumentos de preço devido a flutuação do câmbio nos últimos anos, a proposta de atrair o cliente por meio do preço deixou de fazer tanto sentido, além de as marcas verem que a expressão dessas versões nas vendas era ínfima, mas era preciso homologar, criar e ter um fornecedor.
Um exemplo disso é a segunda geração do Hyundai Creta, que chegou ao mercado já equipado exclusivamente com a transmissão automática de seis velocidades, enquanto a primeira chegou a contar com opções manuais.
Veja o que cada um dos modelos com câmbio manual oferece.
Fiat Pulse 1.3 Drive
- 4 airbags
- Ar-condicionado
- Controle de tração e estabilidade
- Central multimídia 8,4" com Android Auto e Apple CarPlay
- Faróis de LEDs
Caoa Chery Tiggo 2 Like
- 2 airbags
- Controle de tração e estabilidade
- Freio a disco nas 4 rodas
- Piloto Automático
- Rodas de liga leve de 16"
Renault Duster 1.6 Zen
- Stop-Start
- 2 airbags
- Controle de tração e estabilidade
- Painel de instrumentos analógico
- Direção elétrica
Nissan Kicks 1.6 Sense
- 6 airbags
- Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
- Câmera de ré
- Controle de tração e estabilidade
- Rodas de aço de 16"
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