Topo

Por que polícia do Japão guarda 40 anos de folhetos de carros

Departamento de polícia no Japão tem desenhos de mais de 17 mil carros - Reprodução
Departamento de polícia no Japão tem desenhos de mais de 17 mil carros Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/01/2022 11h40

A província japonesa de Aichi possui em seu departamento de polícia central uma coleção de folhetos e brochuras de dar inveja em vários fãs de carros. Para reconhecer modelos em imagens e resolver casos, 40 anos em fotos de veículos estão catalogados em pastas no local.

A responsável pelo departamento no local é Misaki Hamaguchi, que recentemente se deparou com um mistério. Um carro que havia causado um acidente e fugido tinha sido registrado por uma câmera de segurança, entretanto a imagem estava bastante desfocada.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

A maior parte dos policiais acreditou ser um Toyota Aqua, entretanto após uma olhada mais atenta Hamaguchi provou através dos desenhos que o carro era na verdade um Toyota Yaris usando de base a grade e os faróis de neblina.

Mais de 17 mil desenhos de carros, catalogados desde os anos 1970, estão no local. Todos os carros e suas versões têm imagens da frente, traseira e lateral.

"É importante saber que existem edições limitadas", disse Hamaguchi ao jornal local Asahi Shimbun.

Ela admitiu também que não gostava de carros antes, mas que pelo trabalho foi obrigada a prestar atenção nos detalhes.

O fato é que a coleção é famosa na região, com outras prefeituras por vezes pedindo auxílio deste departamento em Aichi.

"É uma série de materiais preciosos coletados por sucessivas gerações de oficiais mantendo um olhar atento. É nosso ativo e nossa arma."

Confira o arquivo:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.