Topo

França obrigará montadoras a recomendar uso de bicicleta em comerciais

Trânsito na França - PHILIPPE HUGUEN / AFP
Trânsito na França Imagem: PHILIPPE HUGUEN / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/01/2022 10h02

O governo francês pretende em breve forçar montadoras a usar mensagens obrigatórias em comerciais que encorajem o uso de transportes alternativos mais ecológicos. A informação é da CTV News, que diz que a legislação entrará em vigor no dia 1º de março.

Assim, será obrigatória a menção de uma dessas três frases durante a publicidade: "para viagens curtas, caminhada ou bicicleta", "pense em dar caronas" e "use transporte público diariamente". A obrigatoriedade é produto de anos de lobby de grupos ambientais locais.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Assim, como em anúncios tabagistas, essas mensagens seriam obrigatórias em todos os tipos de anúncios: impressos, online ou transmitidos por rádio ou TV. As mensagens devem estar claramente visíveis, ou, no caso de anúncios de rádio, devem ser faladas em voz alta após a finalização do anúncio propriamente dito. A hashtag #SeDéplacerMoinsPolluer (mova-se sem poluição) também deve ser exibida em certos contextos.

No caso de não conformidades, as multas podem chegar a até 50 mil euros - cerca de R$ 321 mil.

Atualmente, carros particulares são responsáveis por 15% da produção de gases de efeito estufa no país. A França pretende vender carros a combustão apenas até 2040, mas Paris já proibiu veículos antigos e mais poluentes de rodarem no centro da idade.

"Descarbonizar o transporte não é apenas mudar para os veículos elétricos. Significa também usar, quando possível, o transporte público ou a bicicleta", disse Barbara Pompili, Ministra para a Transição Ecológica da França.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.