Topo

Audi retoma produção de carros no Brasil e fabricará Q3 a partir de 2022

Q3 Sportback é um dos modelos que serão fabricados no Paraná - Audi/Divulgação
Q3 Sportback é um dos modelos que serão fabricados no Paraná
Imagem: Audi/Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

14/12/2021 11h14

A Audi do Brasil confirmou nesta terça-feira (14) a retomada da produção de veículos no país. A empresa vai fabricar os modelos Q3 e Q3 Sportback na planta de São José dos Pinhais (PR). Inicialmente, ambos serão fabricados só com motor 2.0 turbo de 231 cv e tração integral quattro.

"Nós decidimos pela produção destes modelos nestas configurações porque achamos que são os mais adequados para nosso mercado. Por enquanto não pretendemos voltar a produzir os modelos de entrada, ainda que o motor 1.4 TFSI tenha muitas qualidades para nós", declarou Johannes Roscheck, presidente da Audi do Brasil.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Além de executivos da marca, autoridades do Paraná estiveram presentes no anúncio, realizado em São Paulo (SP).

"É um prazer para nós ter uma marca como a Audi há 20 anos fabricando seus carros com a ajuda dos paranaenses", declarou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).

Produção estava suspensa desde fevereiro

A produção de veículos havia sido paralisada pela Audi em fevereiro deste ano, quando a antiga geração do A3 Sedan saiu de cena. Na ocasião, o Grupo Volkswagen (administrador da fábrica paranaense) definiu a medida como uma suspensão, e não um encerramento definitivo das atividades.

Além do A3 Sedan, a Audi também chegou a produzir o utilitário esportivo Q3 no país. A primeira geração do A3 hatchback também foi feita no Paraná entre os anos de 1999 e 2006. Foi este modelo, inclusive, um dos maiores responsáveis por difundir a imagem da marca no Brasil.

Investimento em elétricos

A empresa também aproveitou a ocasião para realizar outro anúncio. A fabricante vai investir R$ 20 milhões para construir estações de recarga ultrarrápida (de 150 kW) em praticamente toda a rede de concessionárias da Audi no país.

Questionado sobre uma eventual produção de veículos movidos a eletricidade, Johannes afirmou que a decisão ainda não está nos planos - pelo menos não em curto prazo.

"Produzir modelos elétricos é o meu sonho e, como a Audi vai virar uma marca 100% elétrica, nós temos que planejar algo nesse sentido", declarou.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.