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IPVA 2022 SP: por que nova isenção voltada a PCD não será para todos

Doria recua sobre isenção do IPVA limitada a carros adaptados, mas benefício seguirá restrito a veículos com valor até R$ 70 mil - Shutterstock
Doria recua sobre isenção do IPVA limitada a carros adaptados, mas benefício seguirá restrito a veículos com valor até R$ 70 mil Imagem: Shutterstock

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/12/2021 04h00

O governo de São Paulo pretende excluir em 2022 a regra, instituída no início deste ano, que restringe a isenção do IPVA para pessoas com deficiência severa ou profunda que utilizam veículo adaptado.

A gestão do governador João Doria publicou na quinta-feira passada (9) no Diário Oficial projeto de lei que prevê a partir de janeiro a volta do benefício também para pessoas com deficiência que não necessitam de adaptações nos respectivos automóveis ou para seus responsáveis legais.

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O PL ainda depende de aprovação da Assembleia Legislativa paulista, onde já tramita em regime de urgência e deverá ser votado nesta semana, antes da divulgação do calendário de pagamento do IPVA 2022, prevista para os próximos dias.

Contudo, se o projeto for aprovado da forma como está, nem todas as pessoas com deficiência poderão requerer a vantagem: desde 2017, a isenção do IPVA em São Paulo só é concedida para veículos novos ou usados cujo valor venal seja inferior a R$ 70 mil - mesmo teto para para esse público não recolher ICMS na aquisição de automóvel zero-quilômetro.

Na prática, essa vinculação com o ICMS reduzirá o número de beneficiados, afetando especialmente aqueles que têm carros com até dois anos de uso.

Disparada nos preços dos carros usados limitará isenção do IPVA em SP para veículos mais antigos - Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo - Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo
Disparada nos preços dos carros usados limitará isenção do IPVA em SP para veículos mais antigos
Imagem: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

Isso acontece por conta da alta valorização dos veículos novos, seminovos e usados desde o início da pandemia - especialmente neste ano, quando a falta de chips tem paralisado a produção de automóveis zero-quilômetro, "inflacionando" mais ainda os de segunda mão.

Em vez de sofrer depreciação, carros adquiridos no ano passado hoje têm valor de mercado consideravelmente maior do que tinham quando eram zero-quilômetro, dependendo da marca e do modelo.

"A decisão de acabar com a exigência de carro adaptado é uma vitória, mas o teto é um problema. Pretendemos apresentar emenda aos deputados estaduais para desatrelar o IPVA do ICMS e vinculá-lo ao teto para isenção do IPI, que hoje é de R$ 140 mil", analisa o advogado Marcos Antonio da Silva, ativista em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

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"Adquiri um Volkswagen T-Cross Sense 2020 em março do ano passado por R$ 54 mil, graças às isenções de ICMS e IPI. Na época, o preço "cheio" era de R$ 69.990 e atualmente o valor venal é de aproximadamente R$ 92 mil", conta Silva, que possui deficiência, mas não necessita de nenhuma adaptação no respectivo SUV.

Vale destacar que, também na quinta passada, o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) manteve o limite para isenção total do ICMS em R$ 70 mil, mas permitiu a aquisição de veículo até R$ 100 mil com cobrança parcial do tributo.

Vai funcionar assim: um carro que custa R$ 90 mil, por exemplo, será tributado sobre R$ 20 mil. Essa regra, que entrará em vigor em São Paulo por meio de decreto nos próximos dias, valerá também para a cobrança do IPVA de pessoas com deficiência. Acima de R$ 100 mil, PCDs vão pagar ICMS e IPVA integralmente.

Liminar impediu isenção de IPVA só para carro adaptado

A limitação da isenção do IPVA para veículos adaptados inicialmente pretendida pelo governo Doria reduziria em 80% a quantidade de cidadãos elegíveis ao não pagamento do imposto no Estado.

Contudo, isso não aconteceu por conta de decisão liminar, proferida em janeiro passado, que proíbe até 31 de dezembro a cobrança do tributo para contribuintes com deficiência que já possuíam a isenção em 2020.

Menos IPVA para locadoras

Outra mudança prevista no projeto de lei apresentado pelo governo de São Paulo é a redução da alíquota de 4% para 1% para veículos do setor de locação registrados no Estado. O novo percentual valeria para qualquer empresa em que a locação de veículos representar 50% ou mais da receita bruta, informa a Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Para os demais veículos particulares novos e usados, as alíquotas do IPVA permanecerão as mesmas em vigor atualmente: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões.

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