Topo

Nissan muda planos e adia produção de veículo elétrico no Brasil

Nissan Kicks e-Power nacional deve demorar um pouco mais - Divulgação
Nissan Kicks e-Power nacional deve demorar um pouco mais Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo

30/11/2021 12h14

A Nissan mudou os planos de produzir um veículo elétrico no Brasil no próximo ano. A ideia ainda está no radar da montadora, mas não deve ocorrer em 2022, como havia sido previsto pelo antigo CEO, Marco Silva.

O modelo, que desenvolvido em cima da tecnologia e-Power e adaptado para trabalhar com etanol, continua em desenvolvimento, mas deve atrasar.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Tanto a pandemia quanto a mudança na estrutura da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em todo o mundo, incluindo as Américas, mudou o projeto.

Vale lembrar que a expectativa é a adoção do sistema, que usa um motor a combustão como gerador para o motor elétrico, no Kicks.

A empresa ainda não confirma, mas vale lembrar que, quando a reestilização do SUV surgiu na Tailândia em 2020, foi mostrada uma versão com a motorização e-Power. Como o motor a combustão não move as rodas, o carro é considerado elétrico, e não híbrido.

No caso do Brasil, com etanol, o e-Power seria ainda mais limpo que em outros países que utilizam a tecnologia com gasolina - caso da Tailândia e do Japão.

Diferentemente de outros mercados onde a Nissan usa um motor 1.2 a gasolina, aqui ele deve manter o 1.6 que já esta adaptado para o etanol, facilitando o projeto.

O Kicks e-Power nacional está praticamente desenvolvido em termos de engenharia. A parceria com a Unicamp faz parte do projeto. Agora, a Nissan está em compasso de espera para entender os planos e a parte comercial do projeto.

A adoção da tecnologia flex no e-Power deve ser em um segundo momento implementada em outros países que tem usado o etanol, caso da Índia.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.