Topo

Não faça como Deolane: por que dirigir com o pé no painel é uma má ideia

Deolane grava vídeo com pé no painel do seu Land Rover; prática é condenada por especialista de trânsito e pelas montadoras - Reprodução/Instagram
Deolane grava vídeo com pé no painel do seu Land Rover; prática é condenada por especialista de trânsito e pelas montadoras Imagem: Reprodução/Instagram

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/11/2021 04h00

Deolane Bezerra chamou a atenção ao publicar, no sábado passado, vídeo no Instagram em que aparece dirigindo um Land Rover Discovery com o pé esquerdo apoiado no painel.

Segundo especialista em legislação de trânsito consultado por UOL Carros e de acordo com as próprias montadoras, o jeito "relaxado" de dirigir adotado pela advogada e DJ trouxe risco de ferimentos graves tanto para ela quanto para terceiros.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

"Manter o pé naquela posição ao conduzir um veículo caracteriza falta de atenção e de cuidados indispensáveis à segurança recomendados pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), já que a condutora não tinha o pleno domínio do veículo enquanto dirigia", alerta o advogado Marco Fabrício Vieira, integrante do Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo) e autor do livro "Gestão Municipal de Trânsito".

Além disso, Vieira alerta que a maneira como Deolane se posicionou no carro elevou bastante a chance de ela se machucar com gravidade em caso de colisão. Além de o cinto de segurança não estar posicionado adequadamente, a perna elevada ficou vulnerável em eventual batida.

Deolane ouvia música que lançou em homenagem ao ex-noivo MC Kevin enquanto mantinha pé no painel - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Deolane ouvia música que lançou em homenagem ao ex-noivo MC Kevin enquanto mantinha pé no painel
Imagem: Reprodução/Instagram

Para agravar a situação, o membro estava próximo do airbag do motorista. Segundo enfatiza o manual do proprietário de qualquer veículo equipado com airbags, os respectivos locais de deflagração nunca podem estar obstruídos, já que a força e a rapidez com as quais a bolsa é inflada podem causar fraturas.

Deolane Bezerra colocou o pé no painel para exibir seu tênis Gucci enquanto tocava o single "Meu Menino", que ela acabou de lançar em homenagem a MC Kevin, seu ex-noivo, morto em maio ao cair de uma sacada. A letra da música cita a grife italiana.

Rolê com pé no painel renderia duas multas

Siga o UOL Carros no

Marco Fabrício Vieira avalia que a DJ cometeu duas infrações de trânsito durante o passeio com o Land Rover.

A primeira é relacionada ao pé no painel. Embora a conduta específica não seja tipificada como infração no CTB, o conselheiro do Cetran-SP considera que Deolane poderia ser enquadrada de acordo com o Artigo 169, por "dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança".

Essa infração é de natureza leve, com multa de R$ 88,38, mais três prontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ao mesmo tempo, Vieira considera que a fato de ela ter feito o vídeo enquanto dirigia é passível de punição maior.

"A condutora segurou em uma das mãos o telefone celular durante a condução do veículo, o que caracteriza infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.