Topo

Kia Stonic com tecnologia híbrida chega ao Brasil por R$ 149.990

Kia Stonic chega ao Brasil - Divulgação
Kia Stonic chega ao Brasil Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

23/11/2021 14h23

A Kia Motors confirmou a chegada do Stonic ao Brasil, com uma série de detalhes sobre o modelo. O SUV compacto vem em versão única por R$ 149.990, importado da Coreia do Sul.

O Stonic vem equipado com um sistema elétrico de 48V, também chamado de híbrido leve. A tecnologia traz um motor elétrico que age como auxílio ao motor a combustão e também substitui o motor de partida e é responsável por outras funções. Assim, o motor a combustão é menos requisitado.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Além disso, essa tecnologia permite que o carro se encaixe na categoria que o isenta do rodízio de veículos na cidade de São Paulo, assim como híbridos convencionais, híbridos plug-in e elétricos.

Sob o capô, o Stonic vem com um motor três cilindros, 1.0 turbo a gasolina que rende 120 cv e 20,4 mkgf com o elétrico. Apenas o 1.0 turbo entrega 118 cv e 17,1 mkgf.

Associado ao motor, o Stonic traz uma transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem, a DCT. O consumo é de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, dados do Conpet do Inmetro.

O carro oferece três níveis modos de condução: Eco, Normal e Sport. O modelo conta ainda com a função de "roda livre", que quando está em velocidade de cruzeiro ou com pouca exigência do motor, ele desacopla o motor do câmbio, como se estivesse em neutro, reforçando a melhoria no consumo.

Entre os itens de série há 6 airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, computador de bordo no painel de instrumentos analógico, freio a disco nas quatro rodas e assistente de partida em rampa, entre outros.

Ele será oferecido em seis opções de cores, mais 7 opções bicolores, sendo que o teto pode vir pintado parcialmente nas cores preta, vermelha ou amarela.

A expectativa era de oferecer 900 unidades no primeiro lote, mas a Kia, assim como outras montadoras, sofrendo com a falta de semicondutores, conseguiu um lote 9 vezes menor no primeiro momento.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros