Topo

Kia confirma quatro novos modelos em 2022 no Brasil; veja quais são

Kia Sportage - Divulgação
Kia Sportage Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

23/11/2021 16h59

Além de apresentar o Kia Stonic em detalhes e divulgar o preço para o mercado brasileiro, a marca sul-coreana também confirmou quatro novos modelos que chegarão ao Brasil em 2022.

O CEO da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, confirmou a chegada dos SUVs Sportage, Seltos e Niro, além do elétrico EV6, este último com desembarque confirmado para maio de 2022.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Sportage e Niro serão oferecidos apenas em versões híbridas por aqui, enquanto o Seltos, que é um "irmão" do Hyundai Creta, não teve sua motorização confirmada.

O Sportage híbrido combina um motor 1.6 turbo a gasolina de 180 cv com um elétrico que rende 44,2 kW e a uma bateria de íons de lítio com capacidade de 1,49 kWh. O total combinado de potência é de 230 cv, segundo a Kia.

O Niro ainda não tem imagens. O carro que vem já é da segunda geração, que será revelada no final da semana, no Salão da Mobilidade de Seul, na Coreia.

O modelo, deve ser oferecido em versões híbrida Plug-in, que tem uma bateria de maior capacidade e pode ser recarregado também por meio de uma tomada, e 100% elétrico, que já estava disponível na primeira geração lançada em 2016 - que foi considerado para o Brasil, mas nunca chegou a vir.

Kia EV6 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O EV6 é o primeiro modelo exclusivamente elétrico da companhia asiática. O modelo tem estreia programada para 2022 no Brasil e já em testes de homologação por aqui.

Ele foi produzido sobre uma plataforma modular global para elétricos. o EV6 tem uma opção com tração traseira (RWD) e outra integral, com tração nas quatro rodas (AWD). O pacote de baterias de íons de lítio tem 77,4 kWh.

A opção de tração traseira tem 230 cv e 35,6 mkgf, enquanto a AWD, com dois motores, tem 325 cv e 61,6 mkgf. A autonomia máxima declarada é de 520 km de autonomia com uma única carga no ciclo europeu de medição (WLTP).

Kia Seltos 2021 - Fotos ao vivo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Seltos é o Creta com outra cara

E por último, mas não menos importante, o Seltos. O modelo talvez seja o mais importante dos quatro lançamentos prometidos para 2022, isso porque ele é a versão da Kia do Hyundai Creta, já que usa a mesma plataforma.

Lá fora, o modelo usa um motor 1.6 turbo de 180 cv ou um 2.0 aspirado de 150 cv, a versão anterior do 2.0 usado no nosso Creta, que é feito em Piracicaba (SP).

A depender da versão, ele tem os mesmos equipamentos do Creta, como o pacote de segurança ADAS com frenagem autônoma, leitor de faixa com correção no volante e alerta de ponto cego nos espelhos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros