Topo

Apple acelera desenvolvimento e quer carro 100% autônomo, diz agência

Apple Car - Reprodução
Apple Car Imagem: Reprodução

Em São Paulo (SP)

19/11/2021 11h11

A Apple estaria no momento acelerando o desenvolvimento do modelo de carro que planeja lançar no mercado no futuro. A informação é da agência de notícias Bloomberg, que ainda diz que a empresa redirecionou o projeto em torno de "capacidades de direção autônoma completas".

O projeto teria explorado duas possibilidades para o modelo, com a primeira tendo "capacidades limitadas de direção autônoma, com foco em direção e aceleração".

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O que soa como controle de cruzeiro adaptável e centralização de faixa. Porém, a Apple também estaria considerando uma "versão com capacidade total de direção autônoma que não requer intervenção humana".

Assim, isso sugeriria que o veículo teria um sistema de Nível 4 que poderia operar de forma autônoma sob certas condições, ou até mesmo um sistema de Nível 5, totalmente autônomo. Segundo a reportagem, a Apple estaria focada nesta última opção agora.

A empresa estaria visando lançar o veículo em quatro anos, podendo chegar no fim de 2025. Mas a Bloomberg diz que se a tecnologia totalmente autônoma não estiver pronta a tempo, a empresa ainda pode avançar com o lançamento e vender o veículo com um sistema de direção semiautônomo menos avançado.

Seja como for, o projeto parece estar avançando, com a equipe atingindo recentemente um "marco importante no desenvolvimento do sistema de direção autônomo". Ainda assim, mais testes são necessários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.