Topo

BMW confirma a produção nacional dos novos BMW X3 e X4 em Araquari (SC)

Novo BMW que será produzido em Araquari (SC) - Divulgação
Novo BMW que será produzido em Araquari (SC) Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

18/11/2021 15h52

A BMW anunciou hoje, 18, investimento para aumentar a produção local da empresa na fábrica de Araquari (SC). Em coletiva, a empresa confirmou mais R$ 500 milhões que serão injetados nos próximos três anos.

Além da chegada dos novos X3 e X4 que serão produzidos aqui, a empresa confirmou o aumento de investimentos na parte de engenharia, especialmente no desenvolvimento da área de digitalização dos carros da marca.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Com isso, todas as versões a combustão do X3 e do X4 oferecidas no Brasil passam a ser produzidas localmente, incluindo o X4 M40i xDrive, que vem com o motor seis cilindros, de 3 litros, turbo, com 387 cv.

Além disso, a empresa confirmou que o investimento vai servir também para produzir localmente um novo produto, inédito em todo o mundo, e que será anunciado em breve pela BMW, na Alemanha.

A digitalização, entre outras coisas, é para desenvolver para os produtos produzidos aqui também as tecnologias como uso do smartphone como chave dos veículos, coisas que já estão em uso para alguns modelos da BMW na Europa.

Com esse novo aporte, além da produção dos novos carros, a ideia é passar a oferecer o mesmo nível de tecnologia e inovação que a marca tem mundialmente para outros mercados.

A empresa também confirmou que, como as demais marcas foi afetada pela falta de semicondutores mundialmente, mas que conseguiu ser menos afetada que as demais concorrentes e por isso manteve o market share e a liderança entre as marcas de luxo.

Questionados se há possibilidade de produzir carros elétricos ou híbridos por aqui, os executivos da marca confirmaram que sempre consideram a possibilidade, mas que não há nada concreto nesse sentido por enquanto.

Vale lembrar que a BMW tem investido forte em versões híbridas dos seus produtos por aqui, até para conseguir atender as limitações de emissões e ruídos que virão com o novo nível do Proconve.

A produção dos demais modelos nacionais não será afetada para a introdução dos novos X3 e X4, apenas a produção dos modelos anteriores é que deixa de ser feita para dar lugar aos seus equivalentes reestilizados do SUV e SUV Cupê médios.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros