PUBLICIDADE
Topo

JAC iEV750 Vip: 1ª van elétrica de grande porte estreia por R$ 419.900

Van da JAC é pioneira na categoria e tem autonomia de até 235 km - Divulgação
Van da JAC é pioneira na categoria e tem autonomia de até 235 km
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

10/11/2021 16h26

Resumo da notícia

  • Van elétrica tem motor de 150 cv e torque de 76 kgfm
  • Veículo nasceu para levar carga, mas pode ser convertido para transporte de passageiros
  • Autonomia máxima informada pela JAC é de até 235 km

A JAC Motors apresentou nesta quarta-feira (10) a iEV750 Vip. A van é a primeira de grande porte movida a eletricidade e está à venda por R$ 419.900.

O veículo é movido por um motor elétrico de 150 cv e 76 kgfm de torque instantâneo. Curiosamente, a iEV750V seria importada apenas na versão furgão para transporte de cargas.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Entretanto, a demanda por uma opção para levar passageiros fez a JAC rever seus planos e buscar um parceiro para transformá-la em uma van para passageiros. Quem realiza o serviço é a Alpha6, tradicional empresa do setor que faz com que a iEV750 Vip tenha capacidade para levar até 13 pessoas.

"Foi um pedido de alguns clientes que viram uma oportunidade neste tipo de veículo", afirma Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil.

Na configuração para carga, a van possui uma área de 12,3 m³ e capacidade de carga de 1.550 kg. Como referência, a Renault Master em sua configuração longa e de teto alto possui volume de carga de 13 m³ e leva até 1.433 kg.

Custo de manutenção até 6 vezes menor

JAC iEV750V 2 - Divulgação - Divulgação
Design lembra bastante o da Mercedes-Benz Sprinter
Imagem: Divulgação

O executivo afirmou que várias empresas já estariam interessadas na van elétrica.

"A Rede Globo está cotando uma quantidade grande (de veículos) e também temos empresas de transporte e locadoras que precisam levar clientes do aeroporto até a garagem", conta.

Equipada com uma bateria de 92 kWh, a iEV750 Vip tem autonomia máxima de 235 quilômetros. Embora possa custar mais do que o dobro de algumas concorrentes (que começam na faixa dos R$ 200 mil), a van consegue "se pagar" depois de 120 mil quilômetros rodados. Ou seja, quanto mais o cliente rodar, mais rápido ele vai recuperar seu investimento.

Outro ponto a favor da van elétrica é o custo de manutenção, que é bem menor do que em um veículo movido a combustão. Por não trazer componentes como transmissão, filtro de óleo e bicos injetores, a JAC estima que uma empresa pode gastar até seis vezes menos na manutenção.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.