Topo

Volvo XC60 ganha reestilização com quatro versões híbridas; veja preços

XC60 Recharge tem 4 opções de acabamento, conjunto híbrido de 412 cv e pode rodar até 40 km em modo 100% elétrico - Divulgação
XC60 Recharge tem 4 opções de acabamento, conjunto híbrido de 412 cv e pode rodar até 40 km em modo 100% elétrico Imagem: Divulgação

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

09/11/2021 17h00

A Volvo começa a vender no Brasil o novo XC60, que traz reestilização e novos equipamentos. São quatro versões, todas T8 Recharge, com conjunto híbrido de 407 hp (412 cv).

A de entrada, Inscription Expression, substitui a Momentum e tem preço de R$ 399.950. A linha continua com a Inscription (R$ 429.950) e as com apelo esportivo R-Design e Polestar, tabeladas em R$ 439.950 e R$ 466.950, respectivamente.

Visualmente, mudam para-choques, rodas e grade, alteração que pode ser mais ou menos notada dependendo da versão. A Inscription Expression, por exemplo, passa a vir com grade frontal cromada, que a Momentum não tinha.

As versões com apelo esportivo têm mudança mais aparente na dianteira, pois o novo para-choque está mais agressivo. Entre os destaques, há as saídas de ar maiores.

Atrás, o para-choque deixa de trazer a saída de ar aparente. O carro traz ainda novas opções de cores, em variados tons de azul, cinza e prata.

Cabine e tecnologia

Por dentro, há mudanças que deixam o XC60 alinhado ao principal lançamento da marca neste ano, o XC40 100% elétrico. O carro passa a vir com carregador de smartphone por indução.

Inscription, R-Design e Polestar passam a vir com câmera 360 - antes, o carro só tinha a traseira. Outro destaque é o sistema que purifica o ar na cabine. Os comandos para luzes e teto solar agora são sensíveis ao toque.

O sistema operacional Sensus foi substituído pelo da Google. A interface da central multimídia com tela vertical de 9" é nova. O motorista pode carregar todas as suas configurações no carro fazendo login de sua conta do Google.

O GPS nativo passa a ser o Google Maps - o Waze está previsto para o ano que vem. O mapa passa a ser exibido na tela inteira, e também no centro do painel de instrumentos virtual. As atualizações passam a ser automáticas, feitas pelo Google, como em um smartphone.

O painel, com tela de 12,3" tem nova interface e dois modos de exibição. O "Navi exibe o mapa e o "Calm", outras informações.

Outros destaques do novo XC60 são sistemas de assistência à condução. O "Ready to Drive" é para situações de congestionamento. Ele avisa o motorista quando o trânsito começa a fluir.

Já "Emergency Stop Assist" funciona quando está acionado o Pilot Assist, o sistema semiautônomo de condução. Se perceber que o motorista perdeu a consciência (porque teve um mal súbito, por exemplo), vai diminuindo a velocidade, liga o pisca alerta e estaciona o carro automaticamente.

A internet a bordo, fornecida pela Claro, é gratuita por quatro anos.

Mecânica

A mecânica do carro não mudou. O motor a combustão é 2.0 turbo de quatro cilindros. Combinado ao elétrico, entrega torque de 65,3 mkgf.

O câmbio é automático de oito marchas e a tração, 4x4 por demanda. A bateria de 11,6 kWh e leva três horas para ser carregada. Dependendo do modo de condução, oferece autonomia de 40 km.