Topo

Startup chinesa apresenta carro voador e pônei robótico doméstico; confira

Carro voador da Xpeng - Divulgação
Carro voador da Xpeng Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/10/2021 11h37

A startup de veículos elétricos chinesa Xpeng revelou recentemente dois novos conceitos futuristas. Um deles é um carro voador, e outro um pônei robótico - que até chega a assustar.

O carro voador foi desenvolvido Urban Air Mobility, afiliada da Xpeng. O modelo apresenta um mecanismo dobrável no rotor - com pás que se expandem para que o veículo decole e pouse verticalmente - e duas portas no estilo asa de gaivota.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

No visual, o modelo - que não teve um nome divulgado - tem aspecto futurista e visa aerodinâmica, com rodas traseiras parcialmente cobertas.

Por dentro, ele tem sistema de entretenimento transparente e display digital integrado ao volante. Apesar de parecer futurista, a Xpeng diz que planeja produzir o modelo - que será legalizado para estradas - em 2024. Junto com isso, a marca espera lançar um sistema de direção autônomo 3D, o XPilot 3.5. Ele será seguido do XPilot 4.0, podendo ser utilizado em carros normais.

No fim, a marca ainda apresentou um protótipo de pônei robótico, que pode detectar rostos, reconhecer usuários e ainda andar como um animal. Sua dinâmica chega a assustar. Veja:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.