Topo

Japão terá táxi aéreo livre de emissões e capaz de passar dos 300 km/h

Vertical Aerospace VA-X4  - Divulgação
Vertical Aerospace VA-X4 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

21/10/2021 10h27

O Japão anunciou que pretende ter em breve um serviço de táxi aéreo urbano compartilhado, com a Japan Airlines (JAL) confirmando um acordo com a Avolon. Este contrato prevê que JAL alugue ou adquira 50 aeronaves com ainda a opção de mais 50 futuramente.

As autoridades japonesas acreditam que o passo é importante para "alcançar a revolução da Mobilidade Aérea no Japão" e reduzir o impacto negativo no meio ambiente. Os veículos fornecidos serão as aeronaves revolucionárias VA-X4 desenvolvidas pela Vertical Aerospace.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O veículo levanta voo verticalmente e é movido por um trem de força elétrico que é definido como o "mais leve e mais seguro do mundo". Este conjunto motriz foi desenvolvido juntamente com a Rolls-Royce. Agora, a Avolon pretende que a aeronave se certifique globalmente, começando pelo Japão.

A VA-X4 pode voar a até 322 km/h, tem um alcance de 161 km e segundo a fabricante é cerca de 100 vezes mais silencioso que um helicóptero tanto se locomovendo quanto parado.

O plano é que o táxi aéreo comece a operar em 2025.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.