Topo

Vídeo: Carro invade shopping e quase atropela segurança em Florianópolis

Luan Martendal

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

15/10/2021 12h25Atualizada em 15/10/2021 19h01

Um carro invadiu a porta de entrada e provocou estragos em um dos principais shoppings de Florianópolis, na madrugada de hoje. Por pouco um segurança do Beiramar Shopping não foi atingido pelo veículo. O condutor do veículo, de 31 anos, foi preso em flagrante com suspeita de embriaguez ao volante. O prejuízo estimado apenas do café atingido na colisão é estimado em R$ 600 mil.

De acordo com a Guarda Municipal de Florianópolis, o acidente aconteceu por volta das 3h30 em uma das entradas para pedestres do estabelecimento, quando o veículo - um Hyundai Azera com placas de Palhoça (SC) - seguia na contramão, na rua Maestro Túlio Cavalazzi, no Centro, e atravessou sem parar a rua Altamiro Guimarães, que dá acesso ao shopping.

Imagens cedidas pelo Beiramar Shopping ao UOL mostram o carro em alta velocidade descendo as escadas de acesso e estourando a porta de vidro do local. Na sequência, a gravação mostra o automóvel seguindo pelo corredor do imóvel até parar alguns metros à frente, ao bater contra um quiosque situado no hall de entrada. O prejuízo com a estrutura de entrada do centro de compras ainda não foi estimado.

carro1 - Guarda Municipal/Divulgação - Guarda Municipal/Divulgação
Imagem: Guarda Municipal/Divulgação

A região costuma ter bastante movimento durante o dia e à noite e, no momento da invasão, um grupo de pessoas conversava ao lado do portão de acesso do shopping e presenciou a cena. Dentro do prédio havia um segurança que transitava pelo corredor, que precisou se esquivar do carro e também escapou ileso.

A Polícia Civil de Florianópolis informou à reportagem que o motorista foi preso em flagrante em função dos crimes de perigo à vida ou à saúde, que pode acabar em detenção de três meses a um ano, segundo o Código Penal, e por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão do uso de álcool ou substância psicoativa. A segunda infração pode obrigar o motorista a ser preso por seis meses a três anos, além de multa e suspensão do direito de dirigir, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo a polícia, o condutor apresentava sinais de embriaguez, mas alegou que houve falha mecânica no veículo. O homem se recusou a fazer o teste de bafômetro e, além disso, estava com a CNH suspensa e não podia estar dirigindo. A restrição do direito de dirigir compreendia as datas de 9 de junho de 2021 até 1º de dezembro de 2022. Questionada sobre o motivo da restrição, a Polícia Civil ainda não confirmou as causas da suspensão.

O veículo envolvido no acidente foi apreendido e será periciado. A polícia também cobrou fiança de R$ 11 mil para a liberação do motorista, mas não houve pagamento do valor. O rapaz permanece preso e será encaminhado para audiência de custódia.

carro2 - Reprodução de vídeo/Divulgação/Beiramar Shopping - Reprodução de vídeo/Divulgação/Beiramar Shopping
15.out.2022 - Carro invade shopping Beiramar, em Florianópolis
Imagem: Reprodução de vídeo/Divulgação/Beiramar Shopping

Shopping contabiliza prejuízos

Por meio de nota, o Beiramar Shopping informou que ainda contabiliza os estragos e trabalha para restabelecer a operação atingida pelo acidente ocorrido na madrugada, que destruiu o quiosque do Café no piso L1.

"A administração já está tomando todas as medidas administrativas e cabíveis para o ocorrido. Além das perdas materiais, não foram registrados danos aos seguranças do shopping que trabalhavam no momento em que o carro, de forma totalmente inusitada, adentrou ao estabelecimento", reforçou.

O shopping também mantém hoje seu horário de funcionamento, com restrições na entrada da rua Altamiro Guimarães.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.