Topo

Karaokê no carro? Como marcas estão se adaptando para agradar chineses

Michael Bublé participa do "Carpool Karaoke" de James Corden - Reprodução
Michael Bublé participa do "Carpool Karaoke" de James Corden Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/10/2021 10h47

Uma nova febre na China está fazendo marcas globais de veículos correrem atrás de algo pouco comum no mundo automotivo. Os consumidores no país asiático estão demandando, além das centrais multimídias, um aplicativo específico para seus carros: o Changba - uma espécie de karaokê.

De acordo com informações do site Automotive News, marcas locais como XPeng, Nio e BYD já oferecem carros equipados com microfones de karaokê, o que está dando a elas uma vantagem competitiva contra marcas ocidentais atuantes no mercado local que jamais haviam pensado nisso.

As montadoras veem que não terão o que fazer senão atender os anseios de seus consumidores no país asiático. Afinal, a China já se consolidou como o maior mercado automotivo do mundo e atualmente corresponde a 40% das vendas globais da Volkswagen, e 36% das vendas da BMW.

"Identificamos isso como um desafio", disse Christophe Grote, chefe de tecnologia da BMW, à Automotive News. "Os consumidores chineses são os mais exigentes quando se trata de tecnologia digital no carro."

Ainda de acordo com a publicação, outro ponto ainda a melhorar para as marcas ocidentais é a ausência do aplicativo WeChat - serviço de mensagens instantâneas usado na China - e funções como pagamento de dentro do carro.

Quanto a isso, recentemente a BMW largou na frente, segundo a Automotive News. Ela adicionou a possibilidade para seus motoristas pagarem contas de estacionamento com o WeChat, entretanto o esperado microfone no painel ainda não foi disponibilizado.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.