VW traz os elétricos ID.3 e ID.4 para o Brasil, mas por ora só para testes
A Volkswagen apresentou para o Brasil e o restante da América Latina, os dois primeiros modelos elétricos da nova família ID, o ID.3 e o ID.4 que chegam ao continente, inicialmente em fase de testes e experimentação de mercado, segundo a marca.
Os dois modelos são os primeiros nascidos puramente elétricos, diferentemente de outros produtos que tem versões elétricas e a combustão até então, caso do Golf e do up! na Europa.
Ambos compartilham a plataforma modular para carros elétricos, a MEB. O ID.3 é equivalente a um Golf e vai ocupar essa área de um hatch médio, enquanto o ID.4 é tratado pela marca como o primeiro SUV elétrico da companhia.
"As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives", explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da VW da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul.
A marca já tinha preparando o terreno para a chegada dos elétricos da companhia. Em parceria com a empresa de energia elétrica EDP e as marcas de luxo do grupo VW, Audi e Porsche, a Volks instalou uma série de pontos de recarga que podem ser utilizados por todos os produtos da companhia, inclusive os novos ID.3 e ID.4.
A proposta de "trazer os modelos apenas para experimentação" é a mesma que a companhia adotou com o Golf GTE, versão esportiva híbrida que foi vendida por aqui e também foi parar em locadoras de automóveis.
Na época, a VW primeiro trouxe o modelo para contato com imprensa, clientes e apenas em um segundo momento colocou à venda o modelo. O problema foi que ele chegou aqui quando estava saindo de linha na Europa a sétima geração.
A VW não confirma quais serão as configurações de motor e potência oferecidas por aqui. Dependendo do motor e do tamanho da bateria, os ID.3 e ID.4 podem ter entre 145 cv e 299 cv. A autonomia varia entre 330 km e 550 km com uma carga completa.
Os modelos da família ID estão prontos para usar os carregadores ultrarrápidos, como o que a Porsche tem instalado em São Paulo, na concessionária, e que permite atingir 80% da carga em apenas 30 minutos. Há um carregador para uso em casa que faz a recarga em cerca de 6 horas.
Entre as tecnologias presentes aos elétricos estão a projeção de informações no para-brisa com realidade aumentada. Eles também vem prontos para lidar com a atualização de software e realizar melhorias por meio da rede Wi-Fi ou 5G.
Como se tornou padrão na indústria para os modelos mais recentes, os ID.3 e ID.4 tem o pacote de assistência de segurança, que traz controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, leitor de faixa com correção no volante e alerta de ponto cego.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.