Topo

Ford e BMW começam a testar bateria que promete revolucionar carro elétrico

Baterias em estado sólido da Solid Power - Divulgação
Baterias em estado sólido da Solid Power Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/09/2021 11h35

Esperadas já há algum tempo pela indústria automotiva, as baterias em estado sólido estão começando a se tornar uma realidade próxima, pelo menos quando se trata de testes. As mais novas montadoras a anunciarem que irão testá-las são Ford e BMW, a partir de 2022.

Ambas anunciaram em 2017 investimentos na empresa norte-americana Solid Power, que desenvolve as baterias. Sua primeira produção teste está marcada para iniciar no próximo ano. Segundo o site "TechCrunch", a linha de produção se concentrará na fabricação de um material de eletrólito sólido à base de sulfeto e incluirá espaço para uma linha de produção com foco em células de bateria de 100 amperes.

Baterias em estado sólido têm sido vistas como o futuro para carros híbridos e 100% elétricos, substituindo as baterias de íon de lítio usadas atualmente. Estas baterias, apesar de dificuldades na produção, oferecem maior densidade de energia, reduzem custos e têm maior expectativa de vida.

Além disso, baterias de íon de lítio são vistas como mais suscetíveis a superaquecimentos e incêndios.

CEO da Solid Power, Doug Campbell, disse à TechCrunch: "acreditamos fortemente que esses problemas que a Hyundai e a GM estão enfrentando agora seriam resolvidos com uma bateria de estado sólido".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.