Topo

Novo Citroën C3 chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2022; veja imagens

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

16/09/2021 09h38

A Citroën divulgou os primeiros detalhes do novo Citroën C3. O modelo mudou por completo e chega ainda como hatch, mas com ares de SUV. Ele chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2022 e será produzido na fábrica de Porto Real (RJ).

O modelo foi desenvolvido em cima de uma versão mais básica da plataforma CMP, que é a plataforma modular da PSA Peugeot-Citroën para carros compactos, com foco em mercados da América Latina e Índia, locais onde será produzido, inclusive.

Ele é o primeiro de três modelos que irão surgir nessa versão da plataforma CMP para esses mercados. O programa de desenvolvimento foi batizado de C Cubed, que deve colocar produtos com muito estilo, mas custo competitivo no mercado, segundo a marca francesa.

Com 3,98 metros de comprimento, o novo Citroën C3 se manteve abaixo dos 4 metros para atender os requisitos de menor taxação no mercado indiano.

Novo Citroën C3 2022 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O entre-eixos é de 2,54 m e segundo a marca, ele terá 653 mm de espaço para as pernas de quem vai atrás, 1.418 mm de espaço para os ombros e 991 de espaço para a cabeça. O espaço de porta-malas será de 315 litros.

Em termos de design, ele traz a nova linguagem visual da Citroën, que inclui os faróis em formato de X na dianteira formando o design com o duplo chevron, que é o símbolo da marca.

Ele tem vão livre do solo de 180 mm, um balanço curto, o que põe as rodas próximas as extremidades do carro, melhorando o uso da plataforma e o espaço interno do veículo.

Como todo carro atual que se inspira nos SUVs, ele aposta nas caixas de roda com uma moldura preta que aumenta as proporções e em termos de design evoca o ar de carro aventureiro.

Por dentro, o novo Citroën C3 terá o mesmo estilo do que já vemos em outros carros, como o C4 Cactus. Ele terá central multimídia de 10" com tela sensível ao toque e integração a Android Auto e Apple CarPlay, além de espelhamento da tela.

O carro terá também um espaço pensado no console central para alojar o smartphone, três entradas USB - sendo duas para o banco traseiro e uma entrada 12V para carregamento.

A Citroën confirmou 13 combinações de cores para a América Latina. O novo C3 poderá vir com teto na cor branca ou preta por aqui, enquanto a carroceria poderá ser branca, preta, azul ou em dois tons de cinza ou em cor única. Os indianos terão a possibilidade de teto na cor laranja, como nas imagens.

Em termos de motorização ainda é um suspense para o Brasil: A empresa por enquanto não divulgou esses detalhes, mas ele deve manter, por enquanto o 1.6 flex de até 118 cv nas versões de entrada. Na Índia, deve contar com o 1.2 turbo que nunca veio para o Brasil por questão de custos.

A expectativa é que ele já tenha sido calibrado com o 1.0 turboflex da Stellantis, que vai estrear no Fiat Pulse, e daria uma opção de motor mais moderno para não sofrer tantas críticas como ocorreu com o Peugeot 208 no seu lançamento.