Topo

Ford Transit chega em 2021 ao Brasil e terá versão eletrificada no futuro

Ford Transit 2020 - Divulgação
Ford Transit 2020 Imagem: Divulgação

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

13/09/2021 16h51

A Ford começa a oferecer ainda neste último trimestre a nova geração da Transit no Brasil. O comercial leve retorna ao mercado após um hiato de 7 anos, desde que a terceira geração saiu de linha aqui.

O modelo que será produzido no Uruguai em regime de CKD, chega primeiro ao Brasil na versão Transit Minibus, que é para passageiros e depois, no primeiro semestre de 2022 na versão Furgão.

Apesar de a demanda ser maior hoje pela versão furgão no mercado de comerciais leves, a Ford quer primeiro conseguir estabilizar a produção para então atender o mercado com a versão que terá mais procura.

Além das duas versões, a Ford vai oferecer a van na versão "vidrada", que é o equivalente da versão Minibus, mas ela vem sem o interior configurado, para que seja personalizada pela Ford ou por meio de parceiros.

Apesar de ser produzida no Uruguai, o centro de modificações para a versão vidrada estará no Porto de Vitória (ES), por onde os veículos chegarão ao Brasil.

A versão Minibus terá configurações de 14+1 lugares, 15+1 lugares e uma com entre-eixos maior para 17+1 ou 18+1. O furgão contará com os dois entre-eixos também, que são contabilizados como espaço útil de 10,7 m³ ou 12,4 m³, respectivamente.

Van conectada

A Ford não divulgou quais as medidas, motorizações ou preços que virão embarcadas nesta quarta geração do Transit. Ela apenas antecipou que a van será a primeira conectada do segmento com o Ford Pass.

O sistema é o mesmo presente em Bronco Sport, Ranger e Territory, que permite acessar telemetria, abrir ou trancar o carro, receber alertas de problemas e agendar revisões pelo aplicativo do smartphone. Algumas versões devem contar com a central multimídia Sync 3 com integração a Android Auto e Apple CarPlay.

Com a chegada da Transit, a Ford está criando uma nova divisão de trabalho, a Ford Pro, focada exclusivamente em atender clientes de veículos comerciais, mas não só as van, também o cliente que compra Ranger para o trabalho.

As concessionárias serão as mesmas, hoje cerca de 110, que restaram após a reestruturação da companhia de fabricante para importador no Brasil. Haverá equipes exclusivas para atender esse segmento, tanto em venda, quanto em pós-vendas.

Eletrificação da Transit é um próximo passo

Durante uma pequena entrevista com jornalistas, os executivos da marca confirmaram que há planos para oferecer as versões eletrificadas da van aqui no Brasil também.

Na Europa e Estados Unidos, a Transit já conta com versões híbridas e 100 elétricas à venda para o público. Apesar de dizer que há planos, a Ford não deu maiores detalhes sobre qual opção oferecerá ou quando pretende fazê-lo.