Topo

Corolla Cross já bate irmão sedã no Brasil e estreia mais completo nos EUA

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

10/09/2021 04h00

A Toyota não tem motivos para reclamar. O Corolla Cross chegou em março ao Brasil e já está, como diz o termo da moda, "performando" bem.

Pelo terceiro mês consecutivo desde o seu lançamento, o SUV médio superou o irmão sedã, do qual empresta uma série de componentes e a própria plataforma. Em agosto, o Corolla Cross teve 4.789 unidades emplacadas, contra 4.354 exemplares da versão com três volumes.

No acumulado do ano, o sedã ainda leva vantagem em relação ao SUV, com 28.175 emplacamentos contra 20.166. A diferença está diminuindo mês a mês.

Apesar do relativo sucesso do SUV aqui no Brasil, ele fica devendo em relação ao Corolla Cross que começa a ser vendido em outubro nos Estados Unidos, com mais tecnologia e melhorias em relação ao utilitário esportivo feito em Sorocaba (SP).

Uma das questões nas quais o Corolla Cross fabricado no Alabama tem vantagem sobre o brasileiro é o sistema de tração, que lá pode ser dianteira ou integral sob demanda, que envia até 50% da força para o eixo traseiro. Aqui, só é vendido com tração dianteira.

Corolla Cross feito no Alabama tem opção de tração integral com suspensão traseira independente - Divulgação - Divulgação
Corolla Cross feito no Alabama tem opção de tração integral com suspensão traseira independente
Imagem: Divulgação

Ao menos em um primeiro momento, o SUV dos EUA traz apenas o motor 2.0 Dynamic Force, que aqui é flex e rende até 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina.

Lá, esse propulsor só bebe gasolina para render 171 cv e 20,4 kgfm, contra os 21,4 kgfm do nosso, tanto com etanol quanto com o derivado do petróleo. No Brasil também há opção híbrida.

Em termos de conectividade, o Corolla Cross norte-americano oferece integração ao sistema da assistente pessoal Amazon Alexa, enquanto a versão brasileira tem apenas Android Auto e Apple CarPlay, disponíveis exclusivamente por meio de cabo conectado à entrada USB.

Vale destacar que a integração com a Alexa, que permite ter acesso a uma série de funções e dados do carro por comandos de voz, está presente em carros como o rival Jeep Compass no Brasil.

E o polêmico freio de pé?

Corolla Cross norte-americano traz freio de estacionamento eletrônico e multimídia mais moderna - Divulgação - Divulgação
Corolla Cross norte-americano traz freio de estacionamento eletrônico e multimídia mais moderna
Imagem: Divulgação

Na versão com tração integral sob demanda, o Corolla Cross dos Estados Unidos conta com suspensão independente multilink e barra estabilizadora no eixo traseiro. Aqui, a traseira sempre é equipada com eixo de torção.

No Brasil, a Toyota optou por um freio de estacionamento que parou no início dos anos 90, com pedal no pé, igual ao que era usado em caminhonetes antigas. Já a versão dos EUA tem freio elétrico com função Auto Hold, que mantém as rodas travadas quando você tira o pé do pedal.

Para ser justo, o Corolla Cross brasileiro não faz feio em segurança. Ele traz de série sete airbags, como o sedã comercializado aqui, mas o norte-americano vai mais longe e entrega nove airbags - os extras são os laterais para os passageiros traseiros.

Em termos de equipamentos, outros pênaltis para o Corolla Cross brasileiro: acessório de concessionária até na versão de topo, o carregador de celular por indução virá de fábrica no norte-americano.

Frenagem autônoma com deteção de pedestres é de série em todas as versões do Corolla Cross nos EUA - Divulgação - Divulgação
Frenagem autônoma com deteção de pedestres é de série em todas as versões do Corolla Cross nos EUA
Imagem: Divulgação

Além disso, desde a versão de entrada o Cross de lá contará com controle de velocidade adaptativo, leitor de faixa de rodagem, leitor de placas de velocidades e frenagem autônoma com detector de pedestres e ciclistas - sistema disponível aqui só nas versões híbridas XRV e XRX.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.