Topo

Tesla troca limpador de para-brisa por raio laser em nova patente; entenda

Tesla cria limpador de para-brisa com laser - Reprodução
Tesla cria limpador de para-brisa com laser Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/09/2021 14h39

Um projeto de 2019 submetido pela Tesla ao escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos (USPTO) veio a público. A intenção da montadora de elétricos foi de registrar um dispositivo para limpar a superfície do para-brisa com raios laser de alta potência.

A patente prevê que os raios laser sejam direcionados de duas estruturas localizadas no meio do capô do carro, como mostra o diagrama.

"É um sistema de limpeza para veículos que inclui um conjunto ótico que emite um feixe de laser para irradiar uma região de vidro. Há um circuito de detecção de detritos", diz o documento.

O dispositivo poderia digitalmente limpar "para-brisas, lentes de câmeras de veículos (para direção autônoma), vidros laterais, retrovisores e painéis solares".

Aa existência da patente não significa necessariamente que a Tesla um dia irá colocar este dispositivo em seus carros. As patentes desse tipo são utilizadas principalmente para proteger produtos, a fim de impedir que concorrentes se apropriem da ideia em questão.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.