Topo

ID.Life: Volks exibe conceito de carro elétrico focado no público jovem

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Munique (Alemanha)*

06/09/2021 09h35

A Volkswagen apresentou hoje o inédito conceito ID.Life no Salão Internacional do Automóvel, o IAA, na Alemanha. O protótipo antecipa um novo compacto elétrico abaixo do ID.3 focado no público jovem para brigar na faixa dos 20 mil euros com lançamento em 2025.

"É a nossa visão de mobilidade para as gerações jovens", definiu Ralf Brandstätter, executivo chefe para carros de passageiros da Volkswagen. "Somos o carro do povo e vamos continuar fazendo o que sempre fizemos. Desenvolver mobilidade para as futuras gerações", completou.

A VW define o projeto do ID.Life como um carro que se adaptará a necessidades estilos de vida sempre em transformação. A marca sabe que os jovens perderam o interesse em carros. Por isso, o novo modelo aposta el sistema integrados de tecnologia e baixar o preço.

Com 4 metros de comprimento, o futuro 'ID.2' ficará logo abaixo do do ID.3, que hoje começa em 30 mil. Brandstätter revelou ainda que o novo modelo também será fabricado por Skoda e Cupra, possivelmente na Espanha, popularizando a linha de elétricos do Grupo Volkswagen.

Por dentro do ID.Life

Volkswagen ID.Life - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

O ID.Life aposta aposta em materiais sustentáveis para conquistar uma geração jovem cada vez mais 'verde'. No verniz da carroceria, lascas de madeira são usadas como um agente de coloração natural junto com um endurecedor de base biológica, eliminando a necessidade de pintura.

O teto e a tampa dianteira são de tecido feito de garrafas PET e camisetas recicladas. No interior, a madeira no painel e contornos dos bancos traseiros é combinada com com o um composto ecológico também presente nas superfícies dos bancos e frisos das portas. Bio-óleo, borracha natural e casca de arroz servem de base para os pneus do protótipo.

Interior abriga as conexões indispensáveis para o público alvo do novo modelo. O ID.Life pode ser convertido em cinema ou sala de jogos. O protótipo vem com um console de videogame e projetor, e uma tela emerge do painel de instrumentos quando necessário.

O sistema operacional, atualizado remotamente pela internet como nos outros IDs, permite total integração com celulares ou tablets dos passageiros. É só grudar por conexão magnética no painel para acessar todos os comandos do carro pelo aparelho, exceto o volante. Músicas, filmes e jogos armazenados nos dispositivo pessoais podem ser facilmente utilizados, com visuais exibidos na tela de projeção.

As funções essenciais de direção são controladas por um painel de toque no volante hexagonal com a parte superior aberta. Câmeras e uma tela substituem os espelhos internos e externos. Os bancos também podem ser rebatidos em uma gama variada de configurações, desde assentos de cinema a uma cama com cerca de dois metros de comprimento, até uma versão de carga que maximiza o volume da bagagem.

Não há garantia, porém, de que todos os materiais e recursos estejam no modelo de rua. Versões de produção tende a ter alguma nível de simplificação, o que ainda não foi detalhado pela VW.

* Viagem a convite da Volkswagen