Topo

Duster tem nota zero em teste de impacto; Latin NCAP recomenda recall

Renault Duster tinha sido avaliado com 4 estrelas para adultos e 3 para crianças em teste feito em 2019 pelo Latin NCAP, segundo critérios menos rígidos do que os adotados atualmente - Reprodução
Renault Duster tinha sido avaliado com 4 estrelas para adultos e 3 para crianças em teste feito em 2019 pelo Latin NCAP, segundo critérios menos rígidos do que os adotados atualmente
Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/08/2021 11h18Atualizada em 27/08/2021 12h46

O Renault Duster foi avaliado com nota zero em teste de impacto realizado pelo Latin NCAP, cujo resultado foi anunciado na manhã de hoje pelo instituto independente de segurança viária para mercados da América Latina e do Caribe.

Avaliado na versão de entrada, equipada com os dois airbags frontais obrigatórios e controle eletrônico de estabilidade, o SUV compacto foi mal avaliado na batida frontal a 64 km/h contra barreira fixa, apresentando estrutura "instável" e vazamento de combustível - o que, segundo o instituto, seria motivo suficiente para a Renault realizar um recall do modelo.

Além disso, a performance na avaliação de impacto lateral demonstrou "proteção bem limitada", com abertura da porta.

"A abertura da porta no impacto lateral exige uma ação imediata da Renault, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro", alerta o Latin NCAP.

Conforme o instituto, a proteção para ocupantes adultos ficou em 29,47% e 22,93% para ocupantes infantis.

Ao mesmo tempo, a proteção para pedestres, estimada em 50,79%, ficou "no limite do razoável", enquanto a avaliação dos sistemas de assistência e segurança foi de 34,88%.

Mesmo Duster levou 4 estrelas em 2019

Vale ressaltar que a nota zero aplicada ao Duster se deu sob critérios mais rígidos adotados pelo Latin NCAP a partir de 2020 - os mesmos que também zeraram a nota de Ford Ka e Hyundai HB20 no ano passado, após ambos receberem melhor avaliação sob o protocolo anterior.

A atual geração do Duster, inclusive, foi avaliada pelo instituto em 2019, antes do respectivo lançamento no Brasil, ficando com 4 estrelas para adultos e três para crianças. Segundo a Renault, o carro na ocasião era idêntico em equipamentos e construção ao que agora foi zerado.

Confira o posicionamento da Renault a respeito:

O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

Em 2020, o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.

É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.