Topo

Volkswagen tira salsicha própria do cardápio e irrita ex-chanceler alemão

Salsicha em fábrica da Volkswagen - Divulgação
Salsicha em fábrica da Volkswagen Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/08/2021 11h37

A decisão da Volkswagen de retirar do cardápio do restaurante principal de sua fábrica em Wolfsburg o currywurst - salsicha de porco temperada com ketchup ao curry, servida com batata frita ou pão - está dando o que falar no país. No local trabalham mais de 60 mil pessoas, e ainda comem no restaurante visitantes do museu da montadora e pessoas que vão pessoalmente pegar seus carros.

A retirada do prato se deve a uma nova política de só servir no local comidas veganas ou vegetarianas. Assim, quando os trabalhadores retornarem das férias de verão europeias, o local contará com cerca de 150 pratos sem nenhum vestígio de animal. O objetivo é fazer com que as pessoas se alimentem de forma mais saudável.

A decisão indignou o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder, de 77 anos. Ex-membro do conselho da Volkswagen, ele disse nas redes sociais: "se eu ainda fosse membro do conselho de controle da VW, algo assim não teria acontecido. A comida vegetariana é boa, eu mesmo como de vez em quando, mas nunca podemos renunciar à linguiça de curry."

"O curry com batatas fritas é a barra energética do trabalhador da produção e deve continuar a ser", ainda falou o ex-chanceler federal. Ele ainda até iniciou uma hashtag com o slogan "#rettetdiecurrywurst", ou "salve o currywurst".

A Volkswagen considerou as palavras de Schröder desproporcionais e lembrou que sua fábrica tem 6,5 km quadrados e possui 1,6 km quadrados de área útil. Assim, uma cantina não é suficiente para atender as dezenas de milhares de trabalhadores, o que faz com que o local possua 30 lanchonetes. Apenas a central irá se tornar vegetariana.

"Caro Gerhard, não se preocupe. O currywurst da Volkswagen não está indo embora", disse Gunnar Killian, chefe de pessoal da Volkswagen.

Ele confirmou que além de oferecer a nova salsicha vegetariana com curry, a original continuará a ser servida nas 29 cantinas restantes. Ele também convidou o ex-estadista para conferir e degustar os novos pratos. "Você está convidado com todo o carinho e ficaríamos felizes com sua visita", disse por fim.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.