Topo

Belina Highlander: como perua esmagada por árvore escapou de virar sucata

Belina 1989 ficou desse jeito após ser atingida por eucalipto com 35 metros de altura; árvore teve de ser cortada para viabilizar remoção - Arquivo pessoal
Belina 1989 ficou desse jeito após ser atingida por eucalipto com 35 metros de altura; árvore teve de ser cortada para viabilizar remoção Imagem: Arquivo pessoal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/08/2021 04h00

Em dezembro do ano passado, UOL Carros contou a história por trás do vídeo viral de uma Ford Del Rey Belina literalmente achatada, contudo ainda em condições de rodar, apesar dos danos.

Na época, contamos que a perua dourada, modelo 1989, tinha sido atingida poucos dias antes por um eucalipto com cerca de 35 metros de altura, que caiu para o lado errado durante o respectivo corte.

O acidente, que não deixou vítimas além do pobre carro, aconteceu em uma chácara de São Francisco do Sul - município do Litoral Norte de Santa Catarina.

A gravação virou meme pelo fato de o proprietário aparecer dirigindo o veículo, logo após o susto, com parte do corpo para fora da janela, de tão retorcido que o veículo estava. Saiba que a Belina "Highlander" ainda tem muita lenha para queimar e continua pegando no batente, mas com nova configuração.

Conversamos com o aposentado Pedro José Schmitz, de 69 anos, dono da perua. Ou seria agora uma Pampa, a picape do Ford Corcel II, do qual também deriva a Belina?

Belina foi transformada em picape e agora é usada para puxar toras de madeira em loteamento de SC - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Belina foi transformada em picape e agora é usada para puxar toras de madeira em loteamento de SC
Imagem: Arquivo pessoal

"Cerca de um mês após o acidente, no início deste ano, mandei a Belina para um latoeiro [funileiro] amigo meu desamassar a carroceria, cortar o teto e remover as portas. Só que não arrumei para passear e sim para trabalhar na chácara onde caiu a árvore, que é minha e cujo terreno transformei em loteamento", conta.

Segundo Schmitz, a numeração do chassi foi cortada para dar baixa na documentação, o que foi realizado em seguida, afirma.

Dono diz que não mais usa o veículo para passear, pois deu baixa na documentação: 'só trabalha na chácara' - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Dono diz que não mais usa o veículo para passear, pois deu baixa na documentação: 'só trabalha na chácara'
Imagem: Arquivo pessoal

"Ela ainda está muito boa de mecânica, sempre cuidei bem. Agora só uso dentro da chácara, onde o veículo puxa toras de madeira e carrega ferramentas e pedaços de concreto para demarcar os terrenos do loteamento, que eu comercializo".

Pedrinho, como o aposentado é conhecido em São Francisco do Sul, diz ter pago R$ 600 para "transformar" sua Belina, cuja traseira, agora convertida em caçamba, chegou a pegar fogo enquanto a carroceria era cortada pelo amigo funileiro.

"Quase incendiou a minha casa", lembra.

Siga o UOL Carros no

O sonho de Schmitz agora é comprar outra Belina, em bom estado e com os documentos em dia, para ir à praia e, se precisar, pegar uma estrada.

Ele diz ter encontrado uma igualzinha à sua, com apenas 11 mil km rodados, só que muito cara para seu orçamento.

"Estão pedindo R$ 30 mil nela. Quem sabe eu consigo comprar".

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.