Topo

Perto do fim, VW Fox perde multimídia por falta de chips e fica mais barato

Fox deixará de ser produzido em breve para sair de linha em dezembro; agora sem multimídia, hatch ficou R$ 1.560 mais em conta - Divulgação
Fox deixará de ser produzido em breve para sair de linha em dezembro; agora sem multimídia, hatch ficou R$ 1.560 mais em conta Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/08/2021 12h54

Perto da despedida, o Volkswagen Fox deixou de ser comercializado com central multimídia, que era item de série nas duas versões do hatch compacto.

Quem adquirir um exemplar zero-quilômetro, portanto, levará o carro com uma tampa plástica cobrindo o espaço deixado pelo equipamento, que era disponibilizado de fábrica na configuração Composition Touch - com tela tátil de 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay.

De acordo com a VW, o motivo para a retirada da multimídia é a escassez de semicondutores no mercado, mesma razão para a General Motors suspender, desde o início de abril, a produção de Chevrolet Onix e Onix Plus.

Para compensar a indisponibilidade de um dos equipamentos mais desejados pelos consumidores, a Volks promoveu uma redução de R$ 1.560 no preço das duas configurações: Fox Connect, por R$ 61.690; e Xtreme, por R$ 67.430. Os valores informados incluem o desconto.

As duas versões mantiveram o volante multifuncional de série e podem receber uma central multimídia instalada como acessório na rede de concessionárias.

Conforme nota enviada pela Volkswagen para UOL Carros, a empresa está "trabalhando fortemente para amenizar as consequências inevitáveis causadas pela falta de semicondutores na indústria".

Nas duas versões disponíveis, Fox passa a vir de fábrica com uma tampa plástica onde ficava a multimídia - Divulgação - Divulgação
Nas duas versões disponíveis, Fox passa a vir de fábrica com uma tampa plástica onde ficava a multimídia
Imagem: Divulgação

Vale destacar que modelos mais recentes da VW, com maior valor agregado, mantiveram a central Composition Touch de série: é o caso das versões 1.0 MPI e 1.6 MSI do Polo e 1.6 MSI do Virtus.

Este é mais um sinal de que a fabricante priorizou seu estoque de semicondutores para modelos mais caros, em detrimento de um carro que está prestes a sair de linha - portanto, não espere que o equipamento volte a ser oferecido.

De acordo com o colunista de UOL Carros Fernando Calmon, a linha Fox será descontinuada oficialmente em dezembro.

De janeiro a julho, o hatch teve 12.690 unidades comercializadas, ocupando o 31º lugar no ranking dos veículos mais vendidos do Brasil.