PUBLICIDADE
Topo

Por que usar repelente para limpar os faróis do carro é um péssimo negócio

Farol de carro é higienizado com repelente - Reprodução
Farol de carro é higienizado com repelente Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/07/2021 13h39

Algo que nos últimos tempos está voltando a ser comentado na internet é o uso de repelente de insetos para limpar faróis de carros velhos. Entretanto, apesar dos resultados que são observados nos vídeos, há grandes ressalvas nesta prática.

Mesmo com a aparência eficiente (veja no vídeo abaixo), há um porém no motivo pelo qual o plástico parece ficar mais cristalino e menos amarelado.

Isso ocorre porque o que faz o plástico se 'renovar' é o composto químico DEET (dietil-meta-toluamida). Ele é utilizado nos repelentes para mascarar o cheiro que seres humanos produzem para que insetos não possam nos detectar. Além disso, o DEET também é um bom solvente, podendo amolecer plásticos duros - o que vemos na 'limpeza' de faróis amarelados e esmaecidos.

Ou seja, o DEET está nada menos que removendo a camada exterior de plástico do farol, tirando a sujeira e o plástico oxidado por um lado, mas te expondo ao risco de fazer com que o plástico fique pegajoso e maleável. No fim, há uma boa probabilidade que em pouco tempo o plástico se oxide novamente e fique turvo.

Além disso, plásticos mais velhos e porosos de luzes e faróis de carros antigos podem ser danificados permanentemente.

Por outro lado, em veículos modernos, se o truque for feito com cuidado - sem que se borrife o líquido na luz e sim em um pano para que possa ser espalhado - ele pode ser efetivo e sem prejuízos.

No caso de o plástico parecer oxidado após a aplicação de repelente, há a possibilidade de remediar um pouco o problema com óleo de laranja, de acordo com uma reportagem do site Jalopnik, o que não recupera o plástico, mas o faz ficar mais brilhante.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.