Topo

Fusca 'Japão' inspira nadador brasileiro em busca por medalha olímpica

Volkswagen Fusca "Japão" de Pedro Spajari - Reprodução
Volkswagen Fusca "Japão" de Pedro Spajari Imagem: Reprodução

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/07/2021 04h00

Pedro Spajari é uma das esperanças do Brasil na natação na Olimpíada de Tóquio. O atleta pode não parecer, mas tem uma ligação forte com o Japão.

Bem, não o país Japão, mas sim com seu Volkswagen Fusca 1.300 1977, apelidado de Japão e que é uma homenagem ao seu avô José Carlos, que tinha o mesmo apelido na cidade em que vivia no interior de São Paulo e também tinha um Fusquinha.

O modelo infelizmente não é que pertencia a seu avô, que foi vendido após a morte dele em um acidente doméstico cerca de quatro anos atrás.

Volkswagen Fusca "japão" de Pedro Spajari - Reprodução/Instagram @pedrospajari - Reprodução/Instagram @pedrospajari
Imagem: Reprodução/Instagram @pedrospajari

Spajari contou em uma entrevista que ainda tenta encontrar o Fusca que pertenceu ao avô para recomprá-lo. Como ainda não conseguiu, ele passou por alguns modelos até chegar no atual.

Hoje, o Fusca "Japão" de Spajari, que tem até placa preta, é o seu companheiro para idas esporádicas aos treinos no Esporte Clube Pinheiros, equipe pela qual ele compete, em São Paulo.

Todo reformado, o Fusca 1.300 bege tem até pneus com faixas brancas para dar um estilo mais retrô ao projeto, mas por dentro tem até um sistema de som mais moderno, uma cestinha como porta-objetos adaptado à frente da alavanca de câmbio mais alta e modernizada.

Volkswagen Fusca "Japão" de Pedro Spajari - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Além disso, Spajari carrega no corpo uma lembrança de seus dois "Japões". Ele tem uma tatuagem de um Fusca no corpo que representa tanto seu avô quanto seu xodó, o Fusquinha branco.

Spajari também comentou na entrevista que seu Fusca é o seu "lugar seguro": quando precisa relaxar ou quer desligar, sai para dar uma volta com o carro. "Toda vez que eu estou estressado e eu entro nesse Fusca, tudo muda para mim, parece que eu sinto a presença dele."

VW Fusca "Japão" de Pedro Spajari - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O termo xodó não é exagerado. Nem todos podem andar no seu Fusca, que fica sempre protegido por capa na garagem - além de ter uma segunda, especialmente para os dias de chuva.

O Volkswagen Fusca 1.300 L tem motor quatro cilindros boxer (opostos) de 1.285 cm³ e que rendia 46 cv e 9,1 mkgf. A transmissão é manual de quatro marchas e a tração é traseira. De acordo com dados da época, ele acelerava de 0 a 100 km/h em 30,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 118 km/h.

Em Tóquio, Spajari terá como desafio repetir feitos de grandes nomes da história da natação brasileira, com os medalhistas Cesar Cielo e Gustavo Borges, na prova dos 100 m livre. Também competirá no revezamento 4x100 livre.

Abaixo, o primeiro Fusca que Spajari comprou, do tipo "Fafá", com lanternas grandes e dimensões maiores do que o atual, com um amigo:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.