Topo

Flagra do novo SUV: interior do Fiat Pulse vaza antes da estreia

Reprodução/Carro Arretado
Imagem: Reprodução/Carro Arretado

Do UOL, em São Paulo (SP)*

15/07/2021 12h56

A Fiat já mostrou o visual externo do Pulse, primeiro SUV compacto da marca, que será o prêmio de Juliette pela vitória no "BBB 21" (TV Globo) e chega neste semestre. Contudo, a marca mantém mistério sobre o interior do modelo. Até agora.

Uma foto da cabine do utilitário esportivo vazou e foi publicada em primeira mão pelo site pernambucano Carro Arretado", que cedeu a imagem para publicação por UOL Carros.

A foto exibe parte do painel, bem como as saídas centrais do ar-condicionado, a central multimídia em tela "flutuante" e os comandos do sistema de climatização.

Cabine do Fiat Pulse traz painel semelhante e saídas de ar diferentes na comparação com o Argo - Reprodução/Carro Arretado - Reprodução/Carro Arretado
Cabine do Fiat Pulse traz painel semelhante e saídas de ar diferentes na comparação com o Argo
Imagem: Reprodução/Carro Arretado

O flagra mostra que por dentro o Pulse terá elementos em comum com o Fiat Argo, embora com identidade própria. O painel de instrumentos analógico é bem semelhante ao utilizado no hatch compacto, enquanto as duas saídas de ventilação no centro exibem formato predominantemente retangular - contra as três peças redondas observadas no Argo.

Já a tela da central multimídia traz interface semelhante à utilizada em outros carros da Fiat e uma moldura relativamente grande, sem botões - indicando que poderá haver uma ou mais configurações com tela maior.

Abaixo das saídas de ar são vistos comandos físicos da multimídia e do ar-condicionado, com dois botões giratórios nas extremidades - na esquerda está o botão de volume e na direita o que ajusta a temperatura da climatização.

Na configuração flagrada, a ignição do motor é por chave, enquanto as opções mais completas ela será por botão. Já o volante é revelado apenas em parte - imagens de divulgação já tinham mostrado que a almofada central terá formato diferente da adotada pelos carros atuais da Fiat, mantendo os comandos integrados utilizados pelo restante da gama da marca.

Dimensões, motores e equipamentos do Fiat Pulse

SUV do Argo? Tamanho do Pulse é parecido, mas Fiat diz que plataforma do SUV é exclusiva - Divulgação - Divulgação
SUV do Argo? Tamanho do Pulse é parecido, mas Fiat diz que plataforma do SUV é exclusiva
Imagem: Divulgação

Construído em Betim (MG) sobre a nova plataforma MLA, o Pulse tem 2.532 mm de entre-eixos, ou 1 cm a mais do que o Argo. Apesar da plataforma diferente, a Fiat adotou as chapas externas do hatch para baratear custo, compartilhando peças de estamparia entre os dois modelos.

Além disso,o SUV compacto traz novo sistema de direção elétrico, mais moderno, para adotar leitor de faixa com correção no volante, que traz o carro de volta para dentro da faixa de rodagem.

Ou seja, o Fiat Pulse está apto para receber, ao menos em parte, funcionalidades do ADAS - um pacote de segurança que pode incluir também a frenagem autônoma de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.

As suspensões têm novos braços, com um projeto feito do zero, que difere esses componentes dos outros produtos da marca italiana. O SUV também conta com sistema de conectividade 4G com Wi-Fi a bordo, rastreamento e concierge, batizado como Fiat Connect Me.

Por dentro, o visual ainda não foi apresentado. O que se sabe é que o volante é semelhante ao utilizado no Argo e no Cronos, mas com miolo inédito e o novo logotipo da Fiat, que vai ser adotado nos demais produtos da empresa.

Sob o capô, o Fiat Pulse será comercializado com os motores 1.3 de aspiração natural e até 109 cv e 1.0 de três cilindros turboflex. A transmissão é manual de cinco marchas ou CVT - câmbio que estreia na Strada ainda em 2021 também.

Para a opção turbo, que deve ter cerca de 130 cv com etanol, para assumir o posto de 1.0 mais potente do País, o câmbio será sempre automático de seis velocidades.

Rivais do Fiat Pulse

O "campo de batalha" do Fiat Pulse é grande e está bem ocupado por uma série de rivais de peso. São carros que têm a mesma faixa de preço e dimensões semelhantes, com entre-eixos abaixo de 2,60 m.

Ele terá que brigar por espaço com o recém-lançado Caoa Chery Tiggo 3x, Volkswagen Nivus, Honda WR-V e Chevrolet Tracker 1.0.

Dos quatro modelos citados acima, todos são derivados totalmente, ou em parte, de hatches. No caso, do Chery Celer, Volkswagen Polo, Honda Fit e Chevrolet Onix, respectivamente.

Pulse promove briga interna na Fiat

Fiat Pulse novo SUV da Fiat SUV dop BBB 21 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Há ainda, é claro, a briga interna - se levarmos em conta as dimensões: dentro do grupo Stellantis, o modelo vai ter que dividir espaço com o Citroën C4 Cactus, o Jeep Renegade e o Peugeot 2008.

Os três modelos têm dimensões parecidas e entre-eixos ao redor dos 2,55 metros. Com isso, já é possível pensar em qual será a média de preço do Fiat Pulse. Seu preço deve começar na casa dos R$ 85 mil e bater nos R$ 100 mil. Isso, claro, até o primeiro reajuste.

*Com informações de José Antonio Leme