Topo

Após incêndios, GM pede a donos que não deixem Chevrolet Bolt em garagens

Chevrolet Bolt - Murilo Góes/UOL
Chevrolet Bolt Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

15/07/2021 12h39

A General Motors divulgou recomendação para proprietários de edições antigas do Chevrolet Bolt nos Estados Unidos. Por segurança, a montadora aconselha que os modelos elétricos sejam apenas parados ao ar livre e não sejam carregados durante a noite. A medida é para evitar possíveis incêndios. Este pedido abrange modelos de 2017 a 2019 - que já haviam feito parte de um recall no último ano.

A recomendação chega depois que dois Bolts que tiveram os reparos de recall pegaram fogo nos Estados Unidos nos últimos meses, disse o porta-voz da GM Kevin Kelly. Segundo ele, os cuidados deverão ser tomados até que os engenheiros da marca investiguem o problema.

"Estamos nos mexendo o mais rápido que podemos para investigar", reforçou a marca.

Em novembro de 2020, a GM realizou um recall dos veículos elétricos após receber relatos de vários incêndios devido à bateria. Duas pessoas inalaram fumaça e uma casa foi incendiada.

Após análise, a empresa determinou que as baterias que pegaram fogo estavam quase totalmente carregadas. Portanto, como solução temporária, os proprietários e revendedores foram instruídos a fazer alterações no software para limitar o carregamento a 90% da capacidade da bateria.

A marca viu a questão como um "defeito de fabricação raro" após a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) iniciar uma investigação.

Os engenheiros determinaram que os incêndios ocorreram em Bolts com células de bateria feitas em uma fábrica da LG Chem em Ochang, Coreia do Sul, de maio de 2016 a maio de 2019. Alguns Bolts 2019 e todas as versões 2020 e 2021 têm células feitas em uma fábrica da LG Chem em Holland, Michigan. Essas unidades não foram incluídas no recall.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.