PUBLICIDADE
Topo

Fusca Itamar: como presidente teve conversível exclusivo que VW nunca fez

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo (SP

06/07/2021 04h00

Era 23 de agosto de 1993 e a Volkswagen confirmava o retorno do Fusca à linha de produção na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Para o evento de celebração do reinício da produção do "besouro", a montadora mandou produzir dois exemplares conversíveis.

Os carros foram feitos para receber o então presidente da República Itamar Franco, que participaria da cerimônia de retorno do Fusca após um hiato entre 1986 e 1993.

A ideia era refazer a imagem icônica de Juscelino Kubitschek na inauguração da linha de produção do Fusca, em 1956, também a bordo de um Fusca conversível dentro da fábrica.

As imagens do presidente rodaram o País e o mundo ao anunciar o retorno da produção do Fusca. Nas imagens, Itamar aparece desfilando em um Fusca conversível azul, 1993/1994.

O Fusca tinha voltado à vida graças a uma emenda no Programa do Carro Popular, que oferecia IPI reduzido para carros com motor de até 1 litro ou 1.6 desde que refrigerados a ar, o que contemplava o Fusca e até a Kombi.

Enquanto um dos carros produzidos para o evento, um Fusca conversível branco, repousa no acervo de carros históricos da Volkswagen, o outro foi parar na garagem do então presidente.

Em 4 de outubro de 1993, Itamar comprou o exemplar azul por CR$ 470.223,00 (cruzeiros reais). Em valores atuais, ele teria pago R$ 42.219,51, segundo a tabela de correção pelo IGP-M no site do Banco Central do Brasil.

O modelo aparece na imagem com o então presidente descendo e usava uma placa comemorativa "ABA 1993 (Autolatina Brasil Automóveis)", mas foi emplacado já em Juiz de Fora (MG), terra na qual o político cresceu.

Com pouco mais de 7.000 km rodados, o Fusca conversível chegou a participar de alguns eventos de carros antigos anos atrás, mas isso também é passado. Hoje ele não sai mais do seu local de repouso.

O modelo ficava exposto em uma sala no topo do Edifício Clube Juiz de Fora, um prédio conhecido no centro da cidade mineira. Desde 2015, ele foi integrado ao acervo do Memorial da República Itamar Franco, que faz parte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Junto do carro, repousa no memorial a nota fiscal de compra, em nome de Itamar Franco, e também uma placa comemorativa que relembra a data na qual o carro foi utilizado pelo presidente nas instalações da Volkswagen/Autolatina.

O carro segue em perfeito estado de conservação e é cuidado pela instituição. Tanto a pintura, quanto o acabamento são originais, tal qual as rodas de liga leve que eram as mesmas utilizadas no Santana GLS.

VW Fusca do presidente Itamar Franco - Acervo Memorial da República Presidente Itamar Franco - Acervo Memorial da República Presidente Itamar Franco
Nota fiscal e placa comemorativa
Imagem: Acervo Memorial da República Presidente Itamar Franco

Fusca conversível nunca foi feito oficialmente no Brasil

Apesar de existirem muitos Fuscas conversíveis rodando pelo País, nenhum deles foi produzido pela Volkswagen, nem mesmo os dois criados para o retorno do Fusca, em 1993.

Na década de 1980 e 1990, como era comum no Brasil, existiam empresas especializadas nesse tipo de conversão, uma das mais conhecidas era a Sulam.

"Como esses carros nunca foram vendidos ao público em geral, não há como estimar um valor para eles", diz o empresário antigomobilista José Paulo Parra.

Em compensação, o Super Beetle, que foi uma versão melhorada esteticamente e mecanicamente do Fusca, produzida nos Estados Unidos, teve oficialmente o conversível.

"Hoje esses carros são importados que têm as melhorias como o para-brisa curvo e a suspensão independente McPherson e chegam ao Brasil custando entre R$ 120 mil e R$ 160 mil", diz Parra. Ele complementa dizendo que há empresas que ainda fazem as modificações para conversível em modelos como o Fusca.

VW Fusca conversível do acervo da Volkswagen do Brasil - Divulgação - Divulgação
VW Fusca conversível do acervo da Volkswagen do Brasil
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.