Topo

Painel do carro dá mais sinais do que você pensa; veja como interpretá-los

Painel de instrumentos de carro - Pixabay
Painel de instrumentos de carro Imagem: Pixabay

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

24/06/2021 04h00

Geralmente ao adentrar ao carro prestamos atenção ao painel de instrumentos que se acende por completo, fazendo uma checagem de luzes. Algumas se apagam, outras não, mas mais importante é o fato de que alguns sinais presentes ali dizem mais do que estamos acostumados a entender.

E não apenas os sinais têm motivos de estarem ali, mas também as cores que foram escolhidas para cada alerta que aparece. Tudo que aparece em vermelho é o que exige mais atenção do motorista, os símbolos em vermelho são alertas, lembretes ou itens que podem incorrer em perigo se falharem.

Na ordem de importância de cores entram os itens em cores alaranjadas ou âmbar. Esses são usados para indicar avisos, informações ou uma falha. Um exemplo é o sinal do controle de estabilidade, que quando desligado acende nesta cor.

Abaixo na tabela de importância há as cores azul, verde ou branca. As três podem ser usadas para informar itens que estão ativados. Nesse caso, temos como exemplo os sinais de faróis acesos.

Mas, além das cores, há símbolos que surgem nos painéis e representam mais. Talvez você não tenha reparado, mas junto do marcador de combustível do seu veículo há sempre uma seta, apontando para esquerda ou direita.

Ela indica de qual lado do carro está o bocal de abastecimento, o que pode facilitar a sua vida e também a do frentista na hora de encher o tanque.

Geralmente associado apenas a um problema na bateria, a luz que indica que o componente está com carga baixa também serve para alertar sobre outros problemas no sistema elétrico do veículo.

Se o alerta ficar aceso, além da bateria, o carro pode estar avisando sobre um problema na voltagem, mais alta ou mais baixa que o adequado, ou até um problema na gestão de carga.

Nesse caso, o indicado é levar o carro até a concessionária ou a uma oficina especializada para entender qual o problema que está ocorrendo.

painel de instrumentos de carro - Pixabay - Pixabay
Imagem: Pixabay

Reconhecido por ser o alerta de que o freio de estacionamento está ativado - seja ele de mão ou elétrico -, o símbolo de exclamação tem outras funcionalidades até mais importantes também ligadas ao sistema de frenagem.

Caso ele esteja piscando ou aceso direto, isso pode ser grave. Além do freio de estacionamento, alerta para nível baixo de fluido ou outros problemas. Geralmente, se há falta de fluido, há um vazamento, o que pode impedir o perfeito funcionamento do sistema, especialmente em casos de frenagem de emergência.