Topo

Snapchat exclui filtro de velocidade após processos e acidentes fatais

Filtro de velocidade do Snapchat - Reprodução
Filtro de velocidade do Snapchat Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/06/2021 11h40

O Snapchat deverá excluir permanentemente o recurso que permite que seus usuários coloquem em uma postagem sua velocidade atual, de acordo com uma notícia do site Buzzfeed. A aplicação já havia sido limitada a 35 mph (56 km/h) em 2017 após um processo jurídico, mas ainda seguiu podendo ser utilizada pelos usuários.

"Hoje o adesivo quase não é usado pelos Snapchatters e, por isso, estamos o removendo por completo", disse um porta-voz da plataforma.

Vários acidentes fatais foram associados ao recurso do aplicativo, com motoristas e passageiros usando o filtro de velocidade antes do impacto. O mais famoso foi no estado norte-americano de Wisconsin em 2017, quando o motorista Jason Davis, de 17 anos, postou a 123 mph (197 km/h), de acordo com o The Washington Post, logo antes de sair da estrada e bater em uma árvore a cerca de 113 mph (181 km/h).

O acidente tirou a vida não apenas de Davis, mas também de dois passageiros. Após isso, o aplicativo limitou a velocidade máxima na função, já que os pais dos jovens entraram na justiça alegando que isso incentivava uma condução imprudente.

A equipe de advogados dos pais dos jovens recebeu bem a retirada do adesivo. No entanto, eles ainda deixam claro que irão atrás de justiça no caso. "Embora isso sem dúvida sirva para a segurança do público automobilístico no futuro, não resolve a escolha do Snapchat de criar e distribuir um filtro de velocidade no passado".

O julgamento continuará no Tribunal Distrital dos EUA, na Califórnia, em 2 de agosto.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.