Topo

VW Taos é lançado: preços, versões e equipamentos do novo SUV médio

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

27/05/2021 12h20Atualizada em 27/05/2021 13h58

A Volkswagen apresentou hoje (27) o inédito SUV médio Taos. O modelo chega no final de junho já como linha 2022 e vem para o Brasil importado da fábrica de Pacheco, na Argentina.

O principal objetivo da novidade será roubar vendas do Jeep Compass, líder da categoria, ao lado do recém-lançado Toyota Corolla Cross.

O Taos entrou em pré-venda e o lote inicial da série de lançamento Launching Edition já se esgotou. Os primeiros compradores ganharam, durante um ano, carência para iniciar o pagamento do financiamento; seguro Porto Seguro gratuito; assinatura do Sem Parar; e mensalidade dos aplicativos ubook e PlayKids para a central multimídia VW Play já paga.

As reservas continuam abertas, inclusive para a edição especial de estreia, porém sem as vantagens mencionadas no parágrafo acima.

Por outro lado, como os demais modelos produzidos sobre a plataforma MQB (Polo, Virtus, Tiguan AllSpace, Jetta e T-Cross) o Taos tem as três primeiras revisões gratuitas e três anos de garantia total do veículo.

Preços:

  • Taos Comfortline: R$ 154.990
  • Taos Highline: R$ 181.790
  • Taos Launching Edition: R$ 191.060

Motor

Após a pré-venda, o Taos chegará às lojas nas versões Comfortline e Highline. Para as duas, a motorização é o quatro cilindros de 1,4 litro, turboflex, que rende 150 cv entre 5.000 e 5.250 rpm e 25,5 mkgf entre 1.500 e 4.000 rpm, seja com gasolina ou etanol.

O câmbio é o automático de seis marchas com opção de trocas na alavanca ou aletas atrás do volante. A tração é dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser realizada em 9,3 segundos e a velocidade máxima fica em 194 km/h. E conta com start-stop.

A suspensão é independente nas quatro rodas. Na dianteira na configuração McPherson e na traseira do tipo multilink com vários pontos de fixação. Os freios são a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira e sólidos nas rodas traseiras.

Versão Comfortline

Desde a versão de entrada Comfortline, o Taos traz seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampa, fixação de cadeirinha com sistema Isofix, bancos dianteiros com ajuste manual de altura, câmera de ré e carregador de celular por indução.

A lista ainda traz ajuste de altura e distância no volante, controles de tração e estabilidade, detector de fadiga, entradas USB tipo C - que oferece carregamento e transmissão de conteúdo mais rápidos -, espelho retrovisor interno eletrocrômico e os externos com ajuste elétrico.

Os faróis e lanternas de LEDs com regulagem de altura, o freio de estacionamento é elétrico, há indicador de pressão dos pneus, painel de instrumentos digital de 8", controle de velocidade, porta-luvas refrigerado, bancos revestidos em tecido e sensores de luminosidade e chuva.

Como já havia sido antecipado sensores de obstáculos dianteiros e traseiros e a central multimídia VW Play com tela de 10" com integração a Android Auto e Apple CarPlay por cabo), função valet e os aplicativos nativos, como o Spotify e Waze, que ficam instalados diretamente na central. A chave é presencial com partida por botão e o volante multifuncional com borboletas para trocas de marchas.

Os opcionais da versão Comfortline são oferecidos em dois pacotes: conforto e segurança. Os valores são de R$ 5.420 e R$ 4.790.

O primeiro pacote traz bancos de couro, sistema de aquecimento para os assentos dianteiros e comandos elétricos para ajuste do banco do motorista.

O pacote segurança inclui o controle adaptativo de velocidade (ACC) com função stop and go, para uso em congestionamentos, e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres.

Versão Highline

Além de todos os itens da versão Comfortline, traz de série o ACC e a frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assentos dianteiros com aquecimento e ajustes elétricos e oito alto-falantes.

Há alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, faixa de LEDs na grade, faróis Full-LEDs com a tecnologia IQ Light, painel de instrumentos virtual de 10,25", quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) que alteram direção, câmbio, ar-condicionado, intervenção do ACC e iluminação.

Por dentro tem ainda revestimento preto do tecido do teto e sistema de iluminação de LEDs com 10 cores disponíveis. O único opcional da versão Highline, a exceção do kit Launching Edition, é o teto solar panorâmico. O valor é de R$ 5.520.

Launching Edition

A edição especial de estreia se baseia na configuração Highline e se diferencia pela pintura em dois tons, combinando teto, coluna A e capa dos retrovisores na cor preta e carroceria Bege Mohave.

Nessa série limitada, as rodas de 18 polegadas têm acabamento escurecido, o interior é exclusivo e o sistema de som é da Beats, com subwoofer. Também há teto solar panorâmico de série.

Dimensões

O Taos mede 4,46 metros de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,62 de altura. O porta-malas oferece 498 litros de capacidade. O tanque de combustível tem 51 litros.

O vão livre total em relação ao solo é de 246 mm, sob o eixo dianteiro é de 185 mm e no traseiro é de 206 mm. Em relação aos ângulos de entrada e saída são de 19º e 26,3º, respectivamente. O ângulo de rampa é de 20,1º.

As rodas são sempre de liga leve com medidas 7J x 18 e pneus no perfil 215/55 R18. Apesar disso, há desenhos diferentes para as versões Comfortline e a Highline.