Topo

Bugatti é aposentado após rodar 74 mil km e ser atingido por fogo de jato

Bugatti Chiron protótipo 4-005 - Divulgação
Bugatti Chiron protótipo 4-005 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

19/05/2021 14h32Atualizada em 20/05/2021 09h23

A Bugatti anunciou que o protótipo 4-005 do Chiron, que ajudou a fabricante francesa a desenvolver a versão final de um dos modelos mais rápidos do mundo, está sendo finalmente aposentado após rodar por mais de 74 mil km em oito anos de serviço.

Sua denominação de 4-005 se deu por "4" significar protótipo e "005" designar que foi o quinto veículo protótipo do Chiron concebido pela fábrica francesa.

A função principal do modelo era servir como teste para o time de desenvolvimento de elétrica e eletrônica da marca. Assim, o protótipo fez testes de sistemas de navegação, sistemas de rádio e telefone em diversos países com padrões diferentes para garantir o bom funcionamento.

Testes de desempenho também foram feitos para garantir que os sistemas pudessem trabalhar sob todas as condições, desde o calor do deserto até a neve.

Entre suas façanhas, o protótipo 4-005 chegou aos 400 km/h na pista circular de Nardò, na Itália, andou na neve na Escandinávia e, aparentemente, foi atingido pela turbina de um Eurofighter Typhoon.

Infelizmente, a Bugatti não divulgou imagens de nada disso, apesar de anunciar a aposentadoria do modelo como homenagem a seus serviços.

Siga o UOL Carros no