Topo

Adeus, motor V12? Lamborghini só terá carros híbridos a partir de 2024

Lamborghini Sián - Divulgação
Lamborghini Sián Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/05/2021 16h13

Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini, anunciou que, a partir de 2024, a marca planeja ter todos os seus modelos com algum tipo de eletrificação. O plano foi batizado de "Direzione Cor Tauri", e visa também lançar o primeiro carro 100% elétrico da marca até a metade desta década.

O primeiro modelo de produção híbrido deverá chegar ao mercado em 2023, com o ano de 2025 sendo um marco no qual a Lamborghini espera ter reduzido suas emissões de carbono à metade do nível atual. É importante dizer que o primeiro carro híbrido da Lamborghini, o Sián, possuía tiragem limitada.

A primeira fase do plano, em 2021 e 2022, visa dar adeus ao motor a combustão celebrando sua vida. A marca promete revelar ainda em 2021 dois modelos com motor V12, com um deles podendo ser um carro em homenagem ao clássico Countach. Após isso, em 2023, o foco muda para o primeiro modelo de produção da história com motor híbrido.

A marca também anunciou que irá investir 1,5 bilhão de euros nas novas tecnologias nestes próximos quatro anos.

"A aceleração do desenvolvimento na segunda parte da década será dedicada aos veículos totalmente elétricos, com a visão de um quarto modelo no futuro", disse a Lamborghini em um comunicado.

"Mais uma vez, a inovação tecnológica nesta fase será orientada para garantir um desempenho notável e posicionar o novo produto no topo do seu segmento."

Stephan Winkelmann ainda acrescentou: "o plano de eletrificação da Lamborghini é um curso recém-traçado, necessário no contexto de um mundo em mudança radical, onde queremos dar a nossa contribuição continuando a reduzir o impacto ambiental."

"A Lamborghini sempre foi especialista na construção de motores com desempenho extraordinário. Este compromisso continuará como prioridade absoluta em nossa trajetória de inovação."