Como gelo seco salvou Ferrari de príncipe largada por 12 anos em quintal
A única Ferrari 512 BBi 1983 com pintura branca e volante no lado direito do mundo, adquirida zero-quilômetro por um príncipe saudita, foi resgatada no fim do ano passado, após ficar 12 anos exposta ao ar livre em um quintal no interior da Inglaterra.
Responsável pelo resgate, o youtuber britânico Scott Chivers, que comprou o esportivo do segundo ou do terceiro dono, hoje trabalha duro para devolvê-lo à velha forma, após ficar tanto tempo literalmente apodrecendo sem um teto para chamar de seu.
A 512 BBi recebeu o primeiro banho e uma limpeza detalhada em mais de uma década no começo de 2021.
Na época, Chivers, dono do canal "Ratarossa", acreditava que a remoção da grossa camada de limo e sujeira e reparos pontuais seriam suficientes. Dono de uma coleção de Ferraris antigas, ele está acostumado a comprar carros da marca por barganhas para reformá-los ele mesmo na garagem de casa, em Londres.
No entanto, a missão tem sido mais complexa do que ele pensava e exigirá uma restauração completa, incluindo a desmontagem de toda a carroceria e do respectivo motor boxer de 12 cilindros. Scott estima que o projeto estará concluído até este inverno (verão no Hemisfério Norte) e o preço de sua raríssima Ferrari irá quintuplicar.
Para prosseguir com o desafio, conta, foi preciso recorrer a um procedimento incomum: limpar o motor com jato de.... gelo seco!
"O jateamento com gelo seco é uma excelente forma de limpar um carro antigo. O melhor desse método é que deixa poucos resíduos, uma vez que o gelo evapora assim que atinge a superfície, diferentemente do jato de areia", explica.
"O motor foi a parte mais difícil de limpar, considerando que ficou tanto tempo exposto, mesmo com o capô fechado, a muitos invernos e verões", complementa.
Levando em conta a raridade da BBi e sua baixíssima quilometragem, de aproximadamente 10 mil km, a expectativa do youtuber é de transformá-la em um automóvel de 500 mil libras (cerca de R$ 3,7 milhões na cotação de ontem) - é cinco vezes o total que deverá gastar no projeto. Ele diz ter investido 80 mil libras (R$ 595 mil) apenas na aquisição da Ferrari.
Veja abaixo como ela estava e como ficou após a limpeza detalhada efetuada no começo deste ano (a carroceria não recebeu gelo seco, só o motor).
"Uma 512 BBi vermelha restaurada com volante de mão inglesa foi recentemente vendida por 400 mil libras [R$ 3 milhões]. A minha é muito mais rara e pouquíssimo rodada e, ficando perfeita, valerá potencialmente 500 mil libras".
Scott Chivers conta que em setembro, quando o projeto deverá estar pronto, irá apresentar sua Ferrari para Richard Rawlings, dono da Gas Monkey Garage e astro do programa "Dupla do Barulho", do Discovery Turbo. Rawlings será convidado do evento Petrolheadonism Live, a ser realizado perto de Londres.
"Quero mostrar o carro para o Richard, que me enviou um vídeo fazendo piada, dizendo que minha BBi branca era dele e foi roubada há muitos anos".
No ano passado, Chivers, o "Caçador de Ferraris", localizou no Iraque uma F40 que pertenceu a um dos filhos de Saddam Hussein, mas ele acabou desistindo da compra.
Como é a Ferrari 512 BBi
A Ferrari 512 BB nasceu carburada em meados da década de 1970, substituindo o modelo Daytona. Somente em 1981 ganhou injeção eletrônica de combustível e foi rebatizada como BBi.
A sigla BB indica as duas principais características do esportivo italiano: o primeiro "B" é uma referência à palavra boxer, que designa a configuração do motor, que traz os cilindros contrapostos na horizontal - uma solução técnica adotada para reduzir o centro de gravidade.
Já o segundo "B" é relativo a berlinetta, expressão italiana que significa cupê de dois lugares.
Por falar em motor, o da 512 BBi tem 12 cilindros "deitados" e 4,9 litros de capacidade cúbica. Novo e nas especificações originais de fábrica, ele é capaz de render 340 cv de potência e 46 kgfm de torque, gerenciados pelo câmbio manual de cinco marchas. A tração, como manda a tradição, é traseira.
A Ferrari informa que esse modelo acelera de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 km/h.
Em 1984, a 512 BBi saiu de linha, dando lugar a outro ícone da marca italiana: a Testarossa. Confira o vídeo com a limpeza com gelo seco na Ferrari de Chivers.
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