Topo

Toyota gasta R$ 7,4 milhões para evitar epidemia de roubos de catalisador

Toyota Prius - Toyota
Toyota Prius Imagem: Toyota

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/05/2021 14h10

Com o passar do tempo, modelos híbridos de Toyota e Lexus tem sido cada vez mais visados pelo roubo de catalisadores. Isso ocorre pelo fato de seus materiais internos ficarem menos corroídos, assim valendo mais dinheiro na revenda.

Por isso, a Toyota a partir de agora vai fornecer a seus clientes no Reino Unido catalisadores localizáveis para tentar mitigar o problema. A marca investirá 1 milhão de libras no projeto (cerca de R$ 7,4 milhões) que engloba cerca de 100 mil veículos.

Em parceria com a polícia britânica e com a empresa SmartWater - responsável por um sistema de líquido rastreável - a montadora irá fornecer inicialmente 50 mil kits para seus revendedores para que os clientes possam usá-los a partir de agora.

Assim, proprietários de modelos de Toyota e Lexus podem entrar em contato com seu revendedor local para que a marcação seja realizada gratuitamente. Com esta marcação, um catalisador poderá ser rastreado com ladrões e na posse de desmanches.

"O roubo do conversor catalítico é um problema muito sério no Reino Unido e os efeitos desse crime nas vítimas são emocionais e também financeiros", falou Rob Giles, diretor de atendimento ao cliente da Toyota.

"Temos o prazer de iniciar esta iniciativa, trabalhando em estreita colaboração com a polícia, não apenas para ajudá-los em seus esforços para combater esse crime, mas também para enviar uma mensagem clara aos criminosos, de que se eles escolherem um carro Toyota ou Lexus há agora uma chance muito maior de ser pego."

"Sabemos, pelo nosso trabalho com a polícia e outras pessoas, que a solução para esse crime não é apenas prender os responsáveis, mas também dificultar a vida dos que compram os bens roubados. Esperamos que isso ajude nisso."