Topo

'Gangue do seguro' é suspeita de bater em 170 mil carros de propósito

Gangue de seguro fez 170 mil reclamações indevidas no Reino Unido - Reprodução
Gangue de seguro fez 170 mil reclamações indevidas no Reino Unido Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/05/2021 13h19

Um problema sério foi notado pelas seguradoras no Reino Unido. Elas estimam que cerca de 170 mil reclamações de seguro tenham sido vinculadas a gangues que batem carros de propósito para ficar com a indenização nos últimos 15 meses.

De acordo com as autoridades, as chamadas 'gangues do seguro' atuavam principalmente na cidade de Birmingham, na Inglaterra. Como consequência, o valor do seguro aumentou para todos os motoristas.

A IFB (escritório investigador de fraudes no Reino Unido) afirma que houve 2,7 milhões de reclamações de seguros de automóveis em todo o Reino Unido de outubro de 2019 até o final do ano passado. Destas, 170 mil podem estar relacionadas à gangue.

James Dalton, diretor de apólice de seguro geral da Associação de Seguradoras Britânicas (ABI), disse: "essas gangues de criminosos costumam ser altamente organizadas e colocam vidas em risco".

"As quantias que eles reivindicam de forma fraudulenta podem ser enormes e podem impactar nas indenizações pagas a motoristas honestos."

A fraude nos seguros não é novidade no Reino Unido. Entre 2011 e 2018, 150 pessoas foram condenadas no País de Gales por reivindicações falsas em um golpe de mais de 2 milhões de libras (R$ 14,7 milhões) segundo a BBC.

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.