PUBLICIDADE
Topo

BBB 21: campeã Juliette ganha SUV que só chegará às lojas no 2º semestre

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 00h45

Juliette foi a grande campeã do Big Brother Brasil (BBB 21). E o prêmio de R$ 1,5 milhão não é a única coisa maquiadora e advogada levará para casa. A 'sister' também ganhou o novo SUV da Fiat, mostrado pela primeira vez hoje no reality show.

Caso receba logo o prêmio e decida ficar com o carro, Juliette deve se destacar nas ruas brasileiras por um bom tempo. Isso porque o "Progetto 363", nome provisório do novo veículo, só chegará às concessionárias no segundo semestre.

O lançamento oficial ainda não ocorreu, apenas a aparição no reality show. E sequer o nome do novo SUV compacto foi definido: ele será escolhido pelo público em votação popular no hotsite que a empresa criou e foi antecipando informações. A votação também está rolando no Twitter da montadora e há três opções disponíveis, já registradas pela Fiat: Pulse, Tuo e Domo.

Mesmo sem o lançamento oficial, muito já se sabia sobre o novo SUV da Fiat. Ele foi criado como uma variação do hatch compacto Argo, utilizando mais de 90% da plataforma. As mudanças em relação ao 'irmão' ficarão para o sistema de suspensão, com maior altura em relação ao solo, parte do design: a parte dianteira ganhou novos faróis, capô e para-choques, enquanto a traseira recebeu nova tampa do porta-malas.

Em termos mecânicos há muitas novidades. O SUV da Fiat será o responsável por estrear o novo motor três cilindros 1.0 turboflex. A potência na Europa, com gasolina, é de 120 cv. Aqui, com etanol, deve atingir os 130 cv.

Esse motor é o "irmão menor" do 1.3 turboflex que estreou na Fiat Toro e no Jeep Compass em suas versões 2022. Por isso ele traz as mesmas inovações: dobro de válvulas (de 6V para 12V), sistema Multair III de comando individual de abertura das válvulas e coletor integrado ao bloco, por exemplo.

Para o motor 1.0 turboflex o câmbio será o automático convencional de seis marchas. Nas versões de entrada, o motor será o 1.3 flex de aspiração natural, que já está no Argo e rende até 109 cv e 14,2 mkgf. Com ele virá um inédito câmbio automático CVT - que estará também no hatch, na picape Strada e no sedã Cronos. Outra opção será o manual de cinco marchas.

Em termos de tecnologia, o novo SUV da Fiat terá à disposição frenagem autônoma de emergência e ainda deve contar com o leitor de faixa de rodagem, como na Toro. Esses itens, claro, ficarão limitados às versões mais caras.

Da Fiat Strada, o novo SUV receberá o E-Locker, sistema que usa o controle de tração e estabilidade, e os freios para transferir a força entre as rodas do eixo dianteiro em caso de perda de contato com o solo.

SUV da Fiat no BBB 21 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O novo SUV também oferecerá o Fiat Connect Me, com sistema de Wi-Fi com internet 4G a bordo do carro, além de localização, rastreio e funções de concierge. Por fim, ele fornece acesso a telemetria do carro - hodômetro, nível do combustível e quando tempo até a próxima revisão.