Topo

Como é o carro autônomo que despolui o ar e pode chegar em 2023

Heatherwick Airo da IM Motors - Divulgação
Heatherwick Airo da IM Motors Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

27/04/2021 16h31

A montadora chinesa IM Motors tem planos de trazer para o mercado um veículo bastante inovador a partir de 2023. O conceito é de um carro elétrico e autônomo que aspira a poluição do ar, a trata e deixa oxigênio limpo em seu rastro. O projeto é do estúdio britânico Heatherwick, e o modelo se chama Airo.

Seu interior é em estilo sala de jantar, e ele pode ser inclusive transformado em cama de casal, para que os ocupantes possam dormir durante o trajeto. Os assentos giratórios também podem transformar o interior em uma sala de jogos.

elec - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

De acordo com a Heatherwick, a limpeza do ar se dá devido a um sistema de filtragem HEPA de última geração acoplado ao carro que pode limpar as partículas de poluição. O sistema fica preso na parte inferior do veículo e, por meio de uma malha, as partículas nocivas são retidas. O ar poluído entra no filtro HEPA e tem suas particular nocivas removidas do fluxo de ar, deixando um ar limpo para trás.

elec2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio, disse que o carro foi projetado para ser mais do que apenas um veículo.

"Usando a mais recente tecnologia de filtro HEPA, ele vai além, também aspirando poluentes de outros carros enquanto dirige", falou.

"Projetado para abordar simultaneamente a escassez de espaço global, o Airo também é uma sala multifuncional com espaço extra para jantar, trabalhar, jogar ou até mesmo dormir."

Além do carro, a Heatherwick Studio também projetou uma estação de recarga para a IM Motors, para que o modelo posso ser carregado através da infraestrutura da cidade.

elec3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação