Topo

Toyota cria sistema de direção semiautônomo; vendas começam ainda em 2021

Advanced Drive Toyota - Divulgação
Advanced Drive Toyota Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/04/2021 13h54

A Toyota divulgou que está desenvolvendo e terá em breve um sistema de direção assistida. Chamado de Advanced Drive, ele será focado em corrigir erros humanos cometidos ao volante. Ele ainda vem com o conhecido modo de tráfego em rodovias de maneira autônoma.

Com o Advanced Drive, a Toyota quer aumentar a segurança dos motoristas e reduzir seu estresse no trânsito. O sistema tem frenagem de emergência, pode perceber se há mudança repentina na postura do motorista e se não há resposta a alertas emitidos. Nestas eventualidades, ele ajudará a evitar acidentes e, em último caso, poderá até estacionar o carro com segurança e até destrancar as portas para o caso de alguém poder pedir ajuda.

Como dito, nas estradas o sistema funcionará como um Autopilot da Tesla ou o Super Cruise da GM, entretanto não sabemos como ele determinará que o motorista está atento ao tráfego. O Advanced Drive também poderá mudar de faixa, manter velocidade e ter o controle do resto das funções em velocidade de cruzeiro.

"O objetivo é alcançar uma direção automatizada na qual os motoristas possam confiar, tomando decisões com a mais alta prioridade de segurança em todos os momentos - incluindo consideração pelos motoristas de outros veículos, ao mesmo tempo em que há uma direção natural e suave equivalente à de uma pessoa."

A tecnologia chegará primeiramente ao mercado japonês por meio dos sedãs Mirai e LS. Nos EUA, ela deve chegar no fim do ano pelo Lexus LS 500h.