Topo

Volkswagen up! sai de linha no Brasil e dará lugar ao novo Polo Track

Do UOL, em São Paulo

07/04/2021 21h49

O Volkswagen up! não será mais produzido e vendido no Brasil. A notícia, que já havia sido antecipada pelo UOL Carros pelo colunista Jorge Moraes em fevereiro, foi confirmada hoje pela montadora, que deixou de exibir o veículo dentre as opções da marca em seu site oficial.

"A Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País", disse a VW, em comunicado.

O up! sai de linha apenas três meses após a apresentação de sua versão 2021, que precisou ser reposicionada para atender quesitos de segurança e fez com que o hatch passasse a transportar apenas quatro pessoas - ganhando encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos.

Esta nova versão chegou às concessionárias com apenas uma versão, a Xtreme 1.0 TSI, pelo preço de R$ 60.090. A expectativa é que o modelo seja substituído pelo Polo Track, confirmado pela VW e que será produzido na fábrica em Taubaté (SP). Há ainda a possibilidade do veículo voltar ao mercado importado em sua versão elétrica, o e-up!.

"O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir", afirmou a montadora.

Vale lembrar que o Volkswagen up! é mais um modelo que dá adeus neste começo de ano. Em janeiro, Ford Ka e Ecosport saíram de linha com o fechamento das fábricas da montadora no país. A Stellantis confirmou recentemente que o Fiat Uno deve ser aposentado, enquanto o Toyota Etios produzido no Brasil passou a ser vendido apenas no exterior.