Topo

Idoso vai de retroescavadeira tomar vacina contra covid: 'A pé não podia'

José de Almeida recebeu a primeira dose da vacina no único ponto de vacina drive-thru de Assis (SP) - Arquivo pessoal
José de Almeida recebeu a primeira dose da vacina no único ponto de vacina drive-thru de Assis (SP) Imagem: Arquivo pessoal

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/04/2021 16h20

Sem carro, um idoso encontrou uma alternativa interessante para conseguir tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, depois de ser impedido de entrar no local a pé.

No último dia 1, José de Almeida Júnior, de 68 anos, passou pelo posto em Assis, no interior de São Paulo, dirigindo sua retroescavadeira, divertindo os profissionais da saúde presentes e fazendo sucesso na cidade.

O idoso, que realiza aterros, demolições, e outras atividades na construção civil, já costuma andar para cima e para baixo com o maquinário, usado como fonte de renda mas também de locomoção.

Ao UOL, o escavador conta que fazia compras no supermercado quando se deparou com a fila do drive-thru de vacinação praticamente vazia. Decidido a se imunizar, estacionou o transporte e foi caminhando ao posto, sem saber que apenas pessoas em veículos motorizados eram aceitas no local.

"Cheguei para tomar a vacina e disseram que a pé não podia, nem de bicicleta, aí eu falei: 'Olha, eu tenho um trator estacionado ali', a moça me respondeu que poderia ser'", disse o homem, que ficou surpreso com a repercussão do caso na cidade: "Estou até meio besta", confessou.

José Almeida faz parte do público-alvo da atual etapa de vacinação em Assis, que abriu a aplicação da primeira dose para idosos acima dos 68 anos no primeiro dia de abril.

Até hoje, segundo boletim da prefeitura, 6.898 pessoas testaram positivo para a covid-19 no município, com 173 óbitos confirmados.

Além do ponto de vacinação drive-thru, Assis disponibiliza outros seis pontos de imunização nos quais é possível comparecer caminhando.

No final das contas, José de Almeida precisou descer do veículo para receber a primeira dose da vacina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
No final das contas, José de Almeida precisou descer do veículo para receber a primeira dose da vacina
Imagem: Arquivo pessoal

Errata: este conteúdo foi atualizado
O idoso se locomoveu até o posto com uma retroescavadeira, não um trator; os dois têm especificidades diferentes