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Jeep Renegade: versão híbrida chegará antes do esperado motor turbo

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

06/04/2021 14h26

A Jeep começou o segundo trimestre do ano agitada. A empresa apresentou a versão conectada do Renegade e o novo Jeep Compass 2022, que passou por uma larga reestilização, mais por dentro do que por fora. Mas as novidades não param por aí.

A Jeep deu as primeiras dicas sobre o novo SUV de sete lugares, incluindo o nome e o motor turbo. Motor esse que não chegará ao Renegade em 2021. Durante a apresentação, os executivos disseram que "aquelas eram as mudanças para o Renegade este ano", se referindo a central multimídia e o sistema de internet 4G integrada.

Com isso, fica claro que não veremos um Jeep Renegade 1.3 Firefly de até 185 cv ainda em 2021 no Brasil, porém veremos o Renegade 4xe, versão híbrida plug-in confirmada para este ano. O modelo foi apresentado pela primeira vez na CES 2020, feira de tecnologia em Las Vegas (EUA).

O Renegade 4xe combina o motor 1.3 turbo, a gasolina, de 130 cv ou 180 cv com um elétrico de 60 cv. A depender da combinação a potência máxima combinada é de 190 cv ou 240 cv. As mesmas configurações são oferecidas também para o Compass 4xe.

Na Europa, as versões mais básicas ficam com o de 190 cv e a de 240 cv está destinada ao Trailhawk, de topo. O câmbio é o automático de seis velocidades e a tração é integral. O motor a combustão é responsável por acionar o eixo dianteiro, enquanto o elétrico comanda o traseiro.

No modo 100% elétrico, o SUV promete autonomia de até 50 km e pode chegar a até 130 km/h, segundo a Jeep. Como ele é um híbrido plug-in, tem uma bateria de maior capacidade e potência, o que necessita que o modelo seja carregado por uma tomada e não apenas com a regeneração dos freios. A recarga, segundo a Jeep, pode ser realizada em menos de duas horas.