Topo

Apple diz ter automação como alvo para carro e visa criar "robô" automotivo

Logo da Apple - Divulgação
Logo da Apple Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

06/04/2021 15h21

Em meio a vários rumores de que irá entrar no mercado automotivo em breve, pouco ainda se sabe oficialmente das verdadeiras intenções da Apple. Primeiramente, uma possível parceria com a Hyundai/Kia acabou não acontecendo. Agora, a intenção de criar um carro segue, mas não sob qualquer circunstância.

Quem revelou isso foi o CEO da empresa, Tim Cook, em uma entrevista a um podcast do jornal The New York Times. De acordo com ele, se a Apple fizer realmente um carro o foco do modelo estará na autonomia e nas assistências ao motorista, em vez de ser só mais um carro para o público comprar.

"Adoramos integrar hardware, software e serviços, e encontrar os pontos de intersecção deles. Pensamos que é aí que ocorre a mágica", explicou Cook.

"E é isso que amamos fazer. E adoramos possuir a tecnologia primária que está em torno disso."

"A autonomia em si é uma tecnologia central, na minha opinião. Se você meio que der um passo para trás, o carro, de várias maneiras, é um robô. Um carro autônomo é um robô. Então, há muitas coisas que você pode fazer com autonomia. E veremos o que a Apple faz."

Desta maneira, se vê claramente que o avanço tecnológico é importante para a gigante de eletrônicos em sua chegada ao mercado automotivo. A autonomia total, de nível 5, ainda está longe de sua chegada ao mercado, o que possivelmente poderá atrasar de maneira significativa o lançamento do veículo.

Por isso, Cook afirmou que não trabalha com um prazo. "Investigamos muitas coisas internamente", disse ele. "Muitas coisas nunca veem a luz do dia. Mas não estou dizendo que nunca verão."

Por fim, Cook não quis entrar na polêmica envolvendo o CEO da Tesla, Elon Musk. Segundo Musk, a Apple se negou a fazer uma reunião com ele para discutir uma possível aquisição da Tesla no que chamou de "os dias mais sombrios" do Model 3.

"Sabe, nunca falei com Elon, embora tenha grande admiração e respeito pela empresa que ele construiu. Eu acho que a Tesla fez um trabalho incrível não apenas estabelecendo a liderança, mas mantendo a liderança por um longo período de tempo no espaço dos veículos elétricos. Portanto, tenho grande apreço por eles."